CRCDF reúne-se com representantes da Receita Federal

Na última segunda-feira, 5, ocorreu um encontro entre o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) e a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Brasília-DF (DRF/BSB).

A reunião teve como objetivo apresentar o novo modelo de gestão do CRCDF ao delegado da DRF/BSB, Jordão Nobriga da Silva Júnior e o delegado-adjunto Fabrício Raymundo de Sousa Soares pelo presidente do CRCDF, Darlan Barbosa, juntamente com os vice-presidentes Ana Kissa de Morais Cambraia Moura (Fiscalização, Ética e Disciplina) e Dionisio Jorge da Silva (Controle Interno).

O presidente Darlan destacou o papel de interlocutor quanto aos interesses da classe contábil do Distrito Federal que o CRCDF possui, além da busca melhorias na comunicação entre os profissionais da contabilidade, os contribuintes e os órgãos fiscais: “Os profissionais da contabilidade são responsáveis por atender as obrigações tributárias e acessórias dos seus clientes, seguindo os prazos e as normas vigentes. No entanto, muitas vezes, eles encontram dificuldades para realizar esse trabalho de forma eficaz e satisfatória, devido à complexidade e à burocracia do sistema tributário brasileiro”.

“Enfatizo também a importância de que haja uma parceria entre o conselho, os profissionais da contabilidade, os contribuintes e os órgãos fiscais, baseada no respeito, na cooperação e no diálogo. Todos têm um objetivo comum: assegurar a arrecadação dos tributos, a transparência das informações e o desenvolvimento econômico do país”, destacou Barbosa.

O delegado Jordão apresentou trabalhos recentes da Receita Federal, que passou por um processo de regionalização das suas atividades. Também informou que a RFB oferece orientações e esclarecimentos sobre os assuntos tributários nos canais de comunicação disponíveis. Ele destacou ainda que muitos empresários desconhecem seus direitos e deveres tributários, e que a RFB não tem a intenção de multar ou cobrar indevidamente, mas sim de garantir a conformidade e a transparência das operações.

Os representantes do CRCDF solicitaram à RFB que fossem informados com antecedência sobre quaisquer alterações ou mudanças nas leis, normas, sistemas ou prazos que afetem a atividade contábil. O objetivo é que o Conselho repasse essas informações aos profissionais e, assim, garantir o cumprimento dos prazos de forma adequada.

A disponibilização de atendimento diferenciado aos profissionais da contabilidade no exercício de suas funções foi uma questão pontuada neste encontro. Além disso, foi discutida também a realização de eventos e cursos, em parceria, para orientar, esclarecer e apresentar possíveis soluções aos profissionais da contabilidade sobre os temas relacionados aos serviços oferecidos pela RFB.

Além disso, foi pauta da reunião a criação de um canal de comunicação entre as duas entidades. Possibilitando, dessa forma, compartilhar as demandas, as dificuldades e propostas dos profissionais contábeis, e que possam contribuir para o trabalho da RFB.

A parceria entre o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal e a Delegacia da Receita Federal do Brasil em Brasília-DF visa fortalecer o diálogo e a cooperação entre a entidade e a classe contábil.


Translate »
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support