
O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) participou da 1ª Reunião de Presidentes e Diretores do Sistema CFC/CRCs de 2026, realizada nos dias 28 e 29 de janeiro, na sede do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em Brasília.
Participaram do encontro a vice-presidente de Fiscalização do CRCDF, Ana Cambraia, representando o presidente Darlan Barbosa, e a diretora Dora Fonseca. A reunião reuniu presidentes, vice-presidentes, diretores e coordenadores do Sistema CFC/CRCs para alinhamento institucional e discussão de temas estratégicos para o fortalecimento da profissão contábil.
A pauta contemplou a apresentação de resoluções recentes do CFC, com destaque para iniciativas voltadas à inovação e transformação digital, ao regime de pagamento de débitos de anuidades e multas (Redam), além de normas sobre impedimentos e incompatibilidades no âmbito do Sistema. Também foram discutidas ações comemorativas pelos 80 anos do CFC, a reestruturação administrativa e o Colégio de Presidentes.
Para a vice-presidente de Fiscalização do CRCDF, a reunião é fundamental para o alinhamento das ações dos Regionais com as diretrizes nacionais.
“Esses encontros fortalecem a integração do Sistema CFC/CRCs e permitem que os Regionais acompanhem de perto as decisões estratégicas que impactam diretamente a fiscalização, a governança e o exercício profissional. Representar o CRCDF nesse espaço é uma oportunidade de contribuir e levar as demandas do Distrito Federal”, destacou Ana Cambraia.
No período da tarde, os debates concentraram-se na estruturação das políticas do CFC, com apresentações da Escola de Governança e Gestão dos Conselhos de Contabilidade (EGC), da Ouvidoria e das diretrizes das vice-presidências, além do Programa Acredita.
A participação do CRCDF reforça o compromisso da gestão com o diálogo institucional, a governança e o alinhamento das ações do Regional às diretrizes nacionais do Sistema CFC/CRCs, em benefício da classe contábil do Distrito Federal.







