Sobre o CRC-DF


O Plenário do Conselho Federal de Contabilidade na reunião realizada em 25 de fevereiro de 1960, determinou que, fossem realizados estudos para instalação do Conselho Regional de Contabilidade de Brasília, na base territorial do novo Distrito Federal; considerando que a mudança da Capital da República, para a circunscrição territorial do novo Distrito Federal, estava prevista para o dia 21 de abril; a jurisdição do CRC-Goiás, sobre a base territorial do novo Distrito Federal, cessou a partir da data de inauguração de Brasília; sabendo que não existia entidade de classe naquela época no Distrito Federal, o Sr. Orlando Domingos Sampaio, ex-membro do CRC-Goiás, se transferiu para Brasília, com a finalidade de estruturar o CRC-DF.

Aos trinta dias do mês de Março de 1960, sob liderança do Presidente do CFC, Contador Amaro Soares de Andrade, foi criado o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, através da Resolução CFC nº 131/60.

No inicio do mês seguinte, o então Vice Presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Contador Eduardo Foreis, Veio do Rio de Janeiro a Brasília trazendo a Mencionada Resolução, autorizando a criação do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, cujo ato foi celebrado na Associação Comercial de Brasília, futuro Distrito Federal da República dos Estados Unidos do Brasil, pertencente, àquela época, ao Município de Planaltina, Estado de Goiás.

No dia 12 de Abril de 1960, na Sede da Associação Comercial de Brasília, foi realizada a primeira Eleição do CRCDF, momento em que os contabilistas elegeram a Chapa que irá compor a Mesa Diretora do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal. Nessa eleição venceu a chapa encabeçada pelo Contador José Alvarenga.

No dia 21 de Junho de 1960, foi realizada a Primeira Reunião Extraordinária para eleição e posse dos Membros da Mesa Diretora do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, na Sede da Associação Comercial de Brasília. Nessa eleição foi escolhido o PRIMEIRO PRESIDENTE DO CRCDF – CONTADOR JOSÉ ALVARENGA.

Posteriormente o Conselho de Contabilidade do Distrito Federal, passou a funcionar no escritório do José Alvarenga, que não passava de uma modesta e pequena sede.

Com a transferência dos órgãos públicos do Rio de Janeiro para Brasília, os Contabilistas fizeram suas inscrições ou transferências no Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, para fazer a Contabilidade de seus órgãos.

Já em 1961, a sede do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal foi transferida para asa Norte na altura da 706/707.

Mais tarde o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal teve sua sede transferida, por curto período de tempo, para o Edifício das Pioneiras Sociais.

Em 1974, na gestão do Presidente Alcides Veloso Júnior, o CRC-DF adquiriu sua primeira sede própria localizada no Edifício Venâncio VI, no Setor de Diversões Sul.

Em 1982, na gestão do Presidente Afonso Celso Guimarães Lyrio, com o apoio do Conselho Federal de Contabilidade, o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal passou a ter sede própria na W3/Sul, Quadra 503.

Em 2012, na gestão do Contador Adriano Marrocos, com o aumento do número de profissionais registrados e a necessidade de um espaço mais adequado à nova realidade, o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal adquiriu nova sede, ainda na W3/Sul, na Quadra 505.

Em 2013 a nova sede situada na W3/Sul, na Quadra 505, com acesso pelas avenidas W3 e W2, passou a ser o endereço atual do CRCDF, onde conta com mais de 1.300 m2 e com estrutura física mais adequada à prestação de serviços aos profissionais e à sociedade.

O prédio fica ao lado do Cartório do 1º Ofício de Notas e Protestos de Brasília, local conhecido e que possui amplo estacionamento na entrequadra. Possui um elevador situado no hall de entrada pela W3 facilita o acesso aos andares superiores, especialmente para os visitantes idosos ou com dificuldade de locomoção.

Há também dois conjuntos de escadas, um próximo à recepção da Avenida W3 e outra nos fundos, pela Avenida W2, viabilizando o acesso aos demais andares por qualquer uma das entradas do prédio.

Hoje o Conselho Regional de Contabilidade vem funcionando plenamente, desenvolvendo as atividades para as quais foi criado e é oportuno salientar que é uma instituição consagrada, face a boa política de seus dirigentes, que não medem esforços na busca do respeito e da valorização profissional.

Resumo sobre o CRCDF

25/02/1960 – CFC constitui comissão, sob a coordenação do ex-conselheiro do CRC/GO, Sr. Orlando Domingos Sampaio para instalar o Conselho Regional de Contabilidade de Brasília na base territorial do novo Distrito Federal.
30/03/1960 – sob liderança do Presidente do CFC, Contador Amaro Soares de Andrade, foi criado o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, através da Resolução CFC nº 131/60.
12/04/1960 – Realizada a primeira Eleição de Chapa do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, na Sede da Associação Comercial de Brasília. Nessa eleição foi vitoriosa a chapa encabeçada pelo Contador José Alvarenga, o qual se tornará o Primeiro Presidente do CRCDF em 21/06/1960. 21/06/1960 – Realizada na Sede da Associação Comercial de Brasília, a Primeira Reunião Extraordinária para Eleição e Posse dos Membros da Mesa Diretora do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito e Sorteio dos Conselheiros cujos mandatos terminam em 31/12/1962. Momento em que toma posse a primeira diretoria do CRC/DF, sob a presidência do Contador José Alvarenga.
1960 – Na gestão do Presidente José Alvarenga, o CRC/DF tem sua sede instalada provisoriamente na Associação Comercial de Brasília, localizada na Avenida Central do Núcleo Bandeirante. Dado as dificuldades financeiras e de instalação encontradas na sede provisória, o CRC/DF se instalou, ainda em 1960, no anexo ao cômodo onde funcionava o escritório de contabilidade do Presidente José Alvarenga, localizado na Travessa da Estação Rodoviária, ao lado da Avenida de Brasília no Núcleo Bandeirante.
1961 – Ainda na gestão do Presidente José Alvarenga, o CRC/DF transfere sua sede novamente para a Associação Comercial de Brasília, agora localizada na W3 Norte, Quadra 706/707, Brasília.
1965- Na gestão do Presidente Nivaldo Carvalho Simões, o CRC/DF passa a funcionar no Edifício Sara Kubitschek (Pioneiras Sociais), Conjunto de Salas 414, Superquadra 301, Brasília.
1970 – Na gestão do Presidente Moacyr Carvalho Ribeiro, o Conselho Federal de Contabilidade adquire, ainda na planta, para o CRC/DF, seis salas comerciais localizadas no Edifício Venâncio VI, no Setor de Diversões Sul, Brasília.
1971- Ainda na gestão do Presidente Moacyr Carvalho Ribeiro, o CRCDF muda-se para o Edifício Venâncio VI, nova sede adquirida pelo Conselho Federal de Contabilidade no ano anterior.
1982 – Na gestão do Presidente Afonso Celso Guimarães Lyrio, o Conselho Federal de Contabilidade transfere para o CRC/DF a escritura das seis salas comerciais localizadas no Edifício Venâncio VI. No mesmo ano, o CRC-DF adquire uma nova sede localizada na SCRS W3/Sul, Quadra 503, Brasília, a qual passou a ser seu novo endereço, do mês de julho de 1982 até dezembro de 2012.
1995 – no dia 04/10/95, na gestão do Presidente Zenon Luz Ribeiro, o CRC-DF adquire duas salas comerciais em Taguatinga/DF, localizadas na C 12, Área Especial de Cinema.
1996 – no dia 07/05/96, na gestão do Presidente Wander Luiz, o CRC-DF adquire uma sala comercial em Ceilândia/DF, localizada na CNM 2, lote 3, sala 306.
2012 – Na gestão do Presidente Adriano Marrocos, o CRC-DF, percebendo a necessidade de melhorar suas instalações físicas para melhor atender aos contabilistas e à sociedade, adquire sua nova sede mais ampla e confortável, localizada na SCRS W3 Sul, Quadra 505, Brasília, para tanto, leiloa duas salas comerciais localizadas na C 12, Área Especial de Cinema, Taguatinga/DF e utiliza como dação em pagamento a antiga sede da SCRS W3/Sul, Quadra 503, Brasília.
2013 – Em janeiro de 2013 a nova sede localizada na SCRS W3 Sul, Quadra 505, Brasília, passa a ser o novo endereço do CRC/DF.