SPED (Intensivo – e-Social, Contábil e Contribuições)

Período de inscrição: 22/04 a 03/05/2018 – Sujeito ao limite de vagas!
Período de realização do curso: 06/05 a 10/05/2019.
Local de realização do curso: Sede CRCDF
Valor das inscrições: R$ 100,00 para Contadores, estudantes de ciências contábeis e técnicos em contabilidade.
R$ 120,00 para outros profissionais.

Horário das aulas: 13h30 às 17h30.
Carga horária: 20 Horas
Pontuação: Programa de Educação Profissional Continuada:
EPC Auditores AUD: 20 Pontos
EPC Auditores CMN/SUSEP: 20 Pontos
Previc / Peritos / Progp: 20 Pontos

Público alvo: Contabilistas em geral, profissionais da área fiscal, área jurídica, administradores, acadêmicos e demais interessados que buscam informações sobre essa nova metodologia implementada pelo governo para adoção da escrituração digital.
Observações: Frequência mínima de 80%. Todos os dias os participantes deverão assinar a lista de presença que estará disponível na recepção. Não será permitida a assinatura da lista dos dias anteriores.

Vagas Limitadas

*A inscrição só será efetivada mediante o pagamento do boleto bancário.

Material/Apostila disponível on-line para download (site CRCDF) na véspera do curso.

Certificado estará disponível on-line (site CRCDF) após a realização do curso.

Instrutor: Ângelo Márcio Leandro da Costa – Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em auditoria e perícia contábil, Contador de empresa (S/A) pioneira no projeto SPED no DF, consultor de empresas e escritórios contábeis, professor universitário em Brasília, instrutor de treinamentos pelo SESCON-DF, CRC-DF, Vellux Tecnologia, Ideia Capacitação, ITCP, Aprimora Treinamentos, Prime Treinamentos, Atos Treinamentos e Karitas Cursos de Brasília, Legisinforme de Goiânia, Impacta Treinamentos de Belo Horizonte e treinamentos In Company, palestrante do CRC/DF na IX Convenção de Contabilidade do DF, atuante na área fiscal/tributaria, com larga experiência em Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e demais legislações pertinentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

 

Módulo I – SPED – Contexto Histórico do Projeto

  1. Conceito Geral
  2. 6º da Constituição Federal
  3. 5º do Código Tributário Nacional
  4. Tipos de Empresas
  5. 37 da Emenda Constitucional de 2003
  6. Encontro Nacional dos Administradores Tributários
  7. Decreto Federal 6.022
  8. Construção Coletiva
  9. Módulos do Projeto Inicial
  10. Cronograma de Implantação

Módulo II – Escrituração Social Digital – e-Social

  1. Conceito do e-Social
  2. Melhoria na Qualidade do Gasto público
  3. Visão inicial do projeto
  4. Identificação das Necessidades
  5. Visão do Projeto
  6. Base Legal
  7. Qualidade das Informações
  8. Identificadores
  9. Descrição Simplificada do Modelo Operacional
  10. Tabelas
  11. Objetivo Geral
  12. Sequenciamento lógico da transmissão do arquivo
  13. RET – Registro de Eventos Trabalhistas
  14. Envio dos Arquivos
  15. Produtos do e-Social
  16. Cronograma
  17. Fases do Projeto
  18. Previsão de penalidades
  19. E-Social Empregador Doméstico
  20. Leiaute oficial do e-Social

Módulo III – EFD – Escrituração Fiscal Digital Contribuições

  1. Base Legal (IN 1.052/10 e alterações)
  2. Regimes de Apuração das Contribuições
  3. Apuração Detalhada do PIS e da COFINS
  4. Apuração da CPP sobre o Faturamento (Lei 12.546/2011)
  5. Entidades Obrigadas
  6. Cronograma de Entrega
  7. Assinatura do PVA
  8. Entidades Desobrigadas
  9. Retificação/Substituição
  10. Multas (Lei 12.766/2012)
  11. Blocos e Registros
  12. Obrigações Acessórias dispensadas
  13. Entrega Centralizada
  14. Recuperação do Arquivo TXT
  15. Programa Validador e Assinador (Prática)

Módulo IV – ECD – Escrituração Contábil Digital

  1. Base Legal, Abrangência (IN 787/07)
  2. Plano de Contas Referencial (ADE 09/2010)
  3. Entidades Obrigadas, Prazo de Implantação
  4. Obrigações Acessórias dispensadas
  5. Assinatura do Programa
  6. Retificação / Substituição
  7. Prazo de Entrega / Multa
  8. Apresentação dos Blocos
  9. Análise do Conteúdo do Registro
  10. Receitanet Bx
  11. Dado Agregado
  12. Guarda do Arquivo Digital
  13. Recuperação do Arquivo TXT
  14. Requerimento na JCDF, Consulta da Situação
  15. Programa Validador e Assinador (Prática)

Módulo V – FCONT – Controle Fiscal Contábil de Transição

  1. Aspectos Conceituais, Base Legal (IN 949/2009)
  2. Principais Alterações Trazidas pela Lei 11.638/2007
  3. Estrutura Obrigatória das Demonstrações Contábeis
  4. Regime Tributário Transitório – RTT
  5. Entidades Obrigadas
  6. Assinatura do PVA
  7. Blocos e Registros
  8. Prazo de Entrega, Multa
  9. Retificação/Substituição
  10. Programa Validador e Assinador (Prática)

COMO REALIZAR AS INSCRIÇÕES

CONTABILISTAS ATIVOS REGISTRADOS NO CRCDF: Inscrições Somente pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar utilizando a *senha e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.
*O sistema irá solicitar uma *senha para liberar o acesso às inscrições de contabilistas registrados. Esta senha poderá ser a mesma utilizada para a emissão da Decore/DHP eletrônica que é fornecida pelo site do CRC-DF. Caso não possua senha, clique no link a seguir: http://www1.crcdf.org.br/spwDF/ConsultaMenu/consultaMENU.aspx → Acesso Restrito ao Cadastro do CRCDF → Profissional.
Obs: Sua senha será criada automaticamente pelo sistema e enviada para seu e-mail cadastrado no CRC/DF. Caso não tenha e-mail cadastrado no CRC/DF deverá contactar o Setor de Registro do CRC/DF.

CONTABILISTAS ATIVOS REGISTRADOS EM OUTRA JURISDIÇÃO: 1º Passo: acessar o link: http://www1.crcdf.org.br/spwDF/ConsultaMenu/consultaMENU.aspx → Comunicação do exercício profissional em outra jurisdição → Fazer a comunicação do exercício profissional em outra jurisdição → Profissional → Informar o Estado do CRC atual → informar número de registro do CRC atual (com seis dígitos) → Clicar em esqueci minha senha → vai aparecer a seguinte mensagem: E-mail cadastrado com sucesso.
Obs: Sua senha será criada automaticamente pelo sistema e enviada para seu e-mail cadastrado no CRC de origem. Caso não tenha e-mail cadastrado no CRC de origem deverá cadastrá-lo junto ao mesmo.
2º Passo: Inscrições Somente pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar utilizando a senha cadastrada e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: 1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento, endereço com CEP, cópia atualizada da Declaração de Aluno Regular ou Carteirinha estudantil com data atualizada ou Comprovante do último pagamento da mensalidade da faculdade. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do estudante no sistema para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

OUTROS PROFISSIONAIS: 
1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento e endereço com CEP. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do participante para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

EMPRESAS – INSCRIÇÕES POR EMPENHO: Somente através do e-mail: cursoseventos@crcdf.org.br. A empresa deverá emitir e enviar uma nota de empenho com os seguintes dados: Razão Social, inscrição municipal, CNPJ, endereço com CEP, telefone para contato e os dados dos participantes: Nome completo e nº do CRC (caso seja contabilista) ou nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento, endereço com CEP (caso seja outros profissionais) – informando que a inscrição será feita por nota de empenho. O CRC-DF emitirá uma fatura discriminativa em nome da empresa após a confirmação dos dados acima. A fatura será entregue no primeiro dia de aula para um dos participantes inscritos pela empresa.

CONTABILISTAS COM REGISTROS BAIXADOS NO DF OU EM OUTRA JURISDIÇÃO: 1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento e endereço com CEP. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do participante para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

Maiores informações: Subseção de Desenvolvimento Profissional – CRCDF.

Telefone: (61) 3321-1757. E-mail: cursoseventos@crcdf.org.br

Maiores informações: Setor de Desenvolvimento Profissional. Telefone: (61) 3321-1757. E-mail: cursoseventos@crcdf.org.br