SPED E-SOCIAL – ÓRGÃOS PÚBLICOS

Período de inscrição: 01/10/2018 a 26/10/2018 – Sujeito ao limite de vagas!
Período de realização do curso: 29/10/2018 e 30/10/2018 – *Sujeito à formação de quórum
Local de realização do curso: Sede CRCDF
Valor das inscrições: R$ 70,00 para Contadores, estudantes de ciências contábeis e técnicos em contabilidade.
R$ 90,00 outros profissionais.

Horário das aulas: 14h às 18h
Carga horária: 08 Horas
Pontuação: Pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada:
EPC Auditores AUD: 08 Pontos
EPC Auditores CMN/SUSEP: 08 Pontos
PREVIC / PROGP: 08 Pontos
Peritos: 08 Pontos

Público alvo: Contadores, estudantes do curso de Ciências Contábeis e demais profissionais.
Observações: Quanto à mínima de 80%, todos os dias os participantes deverão assinar a lista de presença que estará disponível na recepção. Não será permitida a assinatura da lista dos dias anteriores.

Vagas Limitadas

Material/Apostila disponível on-line para download (site CRCDF) na véspera do curso.
Certificado estará disponível on-line (site CRCDF) após a realização do curso.

*A inscrição só será efetivada mediante o pagamento do boleto bancário.
Vagas limitadas!

Instrutor: Ângelo Márcio Leandro da Costa – Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em auditoria e perícia contábil, Contador de empresa (S/A) pioneira no projeto SPED no DF, consultor de empresas e escritórios contábeis, professor universitário em Brasília, instrutor de treinamentos pelo SESCON-DF, CRC-DF, Vellux Tecnologia, Ideia Capacitação, ITCP, Aprimora Treinamentos, Prime Treinamentos, Atos Treinamentos e Karitas Cursos de Brasília, Legisinforme de Goiânia, Impacta Treinamentos de Belo Horizonte e treinamentos In Company, palestrante do CRC/DF na IX Convenção de Contabilidade do DF, atuante na área fiscal/tributaria, com larga experiência em Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e demais legislações pertinentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1. E social – Contexto histórico

1.1. Obrigações Acessórias substituídas

1.2. E Social Facilidades ou dificuldades para os empregadores públicos?

2. Revendo os Conceitos Trabalhistas e a nova postura dos profissionais de:

2.1. Administração de pessoal, Ponto e Folha de pagamento;

2.2. Segurança e Medicina do Trabalho (ou Fornecedores de Serviços de Saúde Ocupacional);

2.3. Recrutamento e Seleção;

2.4. Benefícios; e,

2.5. Gestores (em geral).

3. Mudanças no Sistema de Fiscalização

4. Temporalidade dos Fatos – Questão extremamente importante

5. Cronograma de implantação

6. Recadastramento dos Colaboradores (necessidade de recadastramento de + 80 itens)

7. CNIS e Qualificação Cadastral PASEP

8. Penalizações Possíveis

9. Entendendo os Eventos Trabalhistas e de Folha de Pagamento

10. Tabelas e Arquivos com destaque para:

10.1. Natureza das Rubricas de Folha de Pagamento;

10.2. Fatores de Riscos do Meio Ambiente do Trabalho;

10.3. O que devemos observar ao definir os Ambientes de Trabalho;

10.4. O que devemos observar ao definir as Lotações Tributárias;

10.5. Cuidados com Afastamentos Temporários e respectivos retornos;

10.6.Tabela de Cargos Públicos

11. Conceito de Folha de Pagamento no eSocial para Previdências Social e FGTS;

11.1. Conceito de Folha de Pagamento no eSocial para IRRF;

11.2. Retificação de Folha de Pagamento (Folha complementar) em situação normal e em razão de Acordo, Convenção ou Dissidio; e,

12. Retificando, alterando e excluindo informações no eSocial.

13. Cuidados com Horário de Trabalho, Acordos de Prorrogação e Compensação de Horas, Banco de Horas e Horário Noturno

14. Cuidados especiais com admissões de novos trabalhadores

15. Nova Postura frente aos Benefícios Concedidos

16. Revendo os Contratos de Trabalho e as Normas Internas

17. Necessidade de Implantação do “Comitê” eSocial e áreas envolvidas

18. As 15 Atividades prévias ao eSocial e os motivos para realiza-las

19. Impressões obtidas nos trabalhos de consultoria eSocial realizados

20. Eventos tempestivos

20.1. Admissão

20.2. Alterações

20.3. Afastamentos

20.4. Aviso Prévio

20.5. Desligamentos

COMO REALIZAR AS INSCRIÇÕES

CONTABILISTAS ATIVOS REGISTRADOS NO CRCDF: Inscrições Somente pelo link: https://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursostt/Entrada.aspx → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar utilizando a *senha e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.*O sistema irá solicitar uma *senha para liberar o acesso às inscrições de contabilistas registrados. Esta senha poderá ser a mesma utilizada para a emissão da Decore/DHP eletrônica que é fornecida pelo site do CRC-DF. Caso não possua senha, clique no link a seguir: http://www1.crcdf.org.br/spwDF/ConsultaMenu/consultaMENU.aspx → Acesso Restrito ao Cadastro do CRCDF → Profissional.
Obs: Sua senha será criada automaticamente pelo sistema e enviada para seu e-mail cadastrado no CRC/DF. Caso não tenha e-mail cadastrado no CRC/DF deverá contactar o Setor de Registro do CRC/DF.

CONTABILISTAS ATIVOS REGISTRADOS EM OUTRA JURISDIÇÃO: 1º Passo: acessar o link: http://www1.crcdf.org.br/spwDF/ConsultaMenu/consultaMENU.aspx → Comunicação do exercício profissional em outra jurisdição → Fazer a comunicação do exercício profissional em outra jurisdição → Profissional → Informar o Estado do CRC atual → informar número de registro do CRC atual (com seis dígitos) → Clicar em esqueci minha senha → vai aparecer a seguinte mensagem: E-mail cadastrado com sucesso.
Obs: Sua senha será criada automaticamente pelo sistema e enviada para seu e-mail cadastrado no CRC de origem. Caso não tenha e-mail cadastrado no CRC de origem deverá cadastrá-lo junto ao mesmo.
2º Passo: Inscrições Somente pelo link: https://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursostt/Entrada.aspx → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar utilizando a senha cadastrada e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: 1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento, endereço com CEP, cópia atualizada da Declaração de Aluno Regular ou Carteirinha estudantil com data atualizada ou Comprovante do último pagamento da mensalidade da faculdade. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do estudante no sistema para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: https://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursostt/Entrada.aspx → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

OUTROS PROFISSIONAIS: 1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento e endereço com CEP. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do participante para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: https://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursostt/Entrada.aspx→ Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

EMPRESAS – INSCRIÇÕES POR EMPENHO: Somente através do e-mail: cursoseventos@crcdf.org.br. A empresa deverá emitir e enviar uma nota de empenho com os seguintes dados: Razão Social, inscrição municipal, CNPJ, endereço com CEP, telefone para contato e os dados dos participantes: Nome completo e nº do CRC (caso seja contabilista) ou nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento, endereço com CEP (caso seja outros profissionais) – informando que a inscrição será feita por nota de empenho. O CRC-DF emitirá uma fatura discriminativa em nome da empresa após a confirmação dos dados acima. A fatura será entregue no primeiro dia de aula para um dos participantes inscritos pela empresa.

CONTABILISTAS COM REGISTROS BAIXADOS NO DF OU EM OUTRA JURISDIÇÃO: 1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento e endereço com CEP. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do participante para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: https://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursostt/Entrada.aspx → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

Maiores informações: Setor de Desenvolvimento Profissional. Telefone: (61) 3321-1757. E-mail: cursoseventos@crcdf.org.br