SPED E-SOCIAL

Período de inscrição: 21/05 a 05/06/2018 – Sujeito ao limite de vagas!
Período de realização do curso: 06/06 e 07/06/2018 – *Sujeito à formação de quórum
Local de realização do curso: Sede CRCDF
Valor das inscrições: R$ 70,00.
Horário das aulas: 19h às 23h
Carga horária: 08 Horas
Pontuação: Pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada:
EPC AUDITORES: 08 Pontos
EPC Auditores CMN/SUSEP: 08 Pontos
PREVIC/PROGP: 08 Pontos
PERITOS: 08 Pontos

Público alvo: Contadores, estudantes do curso de Ciências Contábeis e demais profissionais.
Observações: Quanto à mínima de 80%, todos os dias os participantes deverão assinar a lista de presença que estará disponível na recepção. Não será permitida a assinatura da lista dos dias anteriores.

Vagas Limitadas

*A inscrição só será efetivada mediante o pagamento do boleto bancário.
Material/Apostila disponível on-line para download (site CRCDF) na véspera do curso.
Certificado estará disponível on-line (site CRCDF) após a realização do curso.

Instrutor: Ângelo Márcio Leandro da Costa – Graduado em Ciências Contábeis, pós-graduado em auditoria e perícia contábil, Contador de empresa (S/A) pioneira no projeto SPED no DF, consultor de empresas e escritórios contábeis, professor universitário em Brasília, instrutor de treinamentos pelo SESCON-DF, CRC-DF, Vellux Tecnologia, Ideia Capacitação, ITCP, Aprimora Treinamentos, Prime Treinamentos, Atos Treinamentos e Karitas Cursos de Brasília, Legisinforme de Goiânia, Impacta Treinamentos de Belo Horizonte e treinamentos In Company, palestrante do CRC/DF na IX Convenção de Contabilidade do DF, atuante na área fiscal/tributaria, com larga experiência em Sistema Público de Escrituração Digital – SPED e demais legislações pertinentes.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

01. Do sistema e-Social
– Introdução
– Objetivos do sistema e as regras gerais para sua implantação
– Características técnicas do sistema
– Obrigações acessórias que serão substituídas e simplificadas (registro de empregados; CAGED; RAIS; folha de pagamentos; GFIP; DIRF; CAT e PPP).

02. Das informações – visão geral do sistema
– Fluxo das informações – considerações gerais
– Eventos cadastrais: cadastro do contribuinte/rubricas/cargo/função/ lotação/cadastramento inicial
– Eventos trabalhistas, folha de pagamento e orientações.
– Rotinas gerais

03. Expectativas e vigência
– Programa de unificação de Crédito – PUC
– Cronograma (Circular CEF nº 642/13)
– Penalidades (Lei nº 12.873/14)
– Tabelas do e-Social
– Sequenciamento Lógico
– Eventos da carga inicial
– Eventos da folha de pagamento
– RET – Registro de Eventos Tempestivos
– Envio dos Arquivos via Web Service

04. e-Social X folha de pagamento
– Proposta do novo formato da folha de pagamento
– Estudo da tabela de rubricas da folha de pagamento – classificação da natureza salarial ou indenizatória das verbas trabalhistas
– Vinculação da tabela de incidências da empresa e a tabela de incidência padrão da e-Social
– Padronização das rubricas
– Análise das verbas discutidas judicialmente

05. e-Social X eventos trabalhistas
– Cadastramento inicial do vínculo
– Admissão de empregados e estagiários, férias e aviso prévio
– Alteração de dados cadastrais e contratuais
– Estabilidades legais e convencionais
– Funções e atribuições do cargo
– Atestados de Saúde Ocupacional (ASO)
– Movimentações temporárias e definitivas: acidente do trabalho, doença, aposentadoria por invalidez, salário maternidade, rescisões de contrato de trabalho entre outras.
– Punições disciplinares: advertências e suspensões

06. e-Social X obrigações previdenciárias
– Criação do Perfil Profissional gráfico Previdenciário – PPP Eletrônico
– Informações sobre aposentadoria especial e agentes nocivos
– Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT)
– Matrícula CEI de obra de construção civil e de empregador pessoa física

07. e-Social X prestadores de serviços (os terceirizados da empresa)
– Obrigação de informações pelo tomador e prestador de serviços
– Retenção de 11% do INSS – Lei nº 9.711/98

08. Demais bases de cálculo de contribuição previdenciária
– Comercialização de produção rural
– Receita de eventos desportivos e patrocínio – futebol profissional
– Valores pagos a cooperativa de trabalho

09. e-Social x reclamatórias trabalhistas

10. DCTF – previdenciária – considerações gerais

COMO REALIZAR AS INSCRIÇÕES

CONTABILISTAS ATIVOS REGISTRADOS NO CRCDF: Inscrições Somente pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar utilizando a *senha e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.*O sistema irá solicitar uma *senha para liberar o acesso às inscrições de contabilistas registrados. Esta senha poderá ser a mesma utilizada para a emissão da Decore/DHP eletrônica que é fornecida pelo site do CRC-DF. Caso não possua senha, clique no link a seguir: http://www1.crcdf.org.br/spwDF/ConsultaMenu/consultaMENU.aspx → Acesso Restrito ao Cadastro do CRCDF → Profissional.
Obs: Sua senha será criada automaticamente pelo sistema e enviada para seu e-mail cadastrado no CRC/DF. Caso não tenha e-mail cadastrado no CRC/DF deverá contactar o Setor de Registro do CRC/DF.

CONTABILISTAS ATIVOS REGISTRADOS EM OUTRA JURISDIÇÃO: 1º Passo: acessar o link: http://www1.crcdf.org.br/spwDF/ConsultaMenu/consultaMENU.aspx → Comunicação do exercício profissional em outra jurisdição → Fazer a comunicação do exercício profissional em outra jurisdição → Profissional → Informar o Estado do CRC atual → informar número de registro do CRC atual (com seis dígitos) → Clicar em esqueci minha senha → vai aparecer a seguinte mensagem: E-mail cadastrado com sucesso.
Obs: Sua senha será criada automaticamente pelo sistema e enviada para seu e-mail cadastrado no CRC de origem. Caso não tenha e-mail cadastrado no CRC de origem deverá cadastrá-lo junto ao mesmo.
2º Passo: Inscrições Somente pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar utilizando a senha cadastrada e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

ESTUDANTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: 1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento, endereço com CEP, cópia atualizada da Declaração de Aluno Regular ou Carteirinha estudantil com data atualizada ou Comprovante do último pagamento da mensalidade da faculdade. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do estudante no sistema para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

OUTROS PROFISSIONAIS: 1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento e endereço com CEP. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do participante para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

EMPRESAS – INSCRIÇÕES POR EMPENHO: Somente através do e-mail: cursoseventos@crcdf.org.br. A empresa deverá emitir e enviar uma nota de empenho com os seguintes dados: Razão Social, inscrição municipal, CNPJ, endereço com CEP, telefone para contato e os dados dos participantes: Nome completo e nº do CRC (caso seja contabilista) ou nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento, endereço com CEP (caso seja outros profissionais) – informando que a inscrição será feita por nota de empenho. O CRC-DF emitirá uma fatura discriminativa em nome da empresa após a confirmação dos dados acima. A fatura será entregue no primeiro dia de aula para um dos participantes inscritos pela empresa.

CONTABILISTAS COM REGISTROS BAIXADOS NO DF OU EM OUTRA JURISDIÇÃO: 1º Passo: enviar e-mail para cursoseventos@crcdf.org.br com os seguintes dados: Nome completo, nº do CPF, sexo: feminino/masculino, telefone, e-mail para contato, data de nascimento e endereço com CEP. 2º Passo: após o envio dos dados acima, o CRC-DF entrará em contato por e-mail confirmando o cadastro do participante para que o mesmo possa realizar a inscrição pelo link: http://www1.crcdf.org.br/spwdf/cursos/ → Consulta e Inscrição → selecione o mês de realização do curso → situação: aberto → pesquisa → Brasília → clique para inscrição → selecionar → identificação do participante → entrar e confirmar → imprimir comprovante de inscrição → emitir guia.

Maiores informações: Setor de Desenvolvimento Profissional. Telefone: (61) 3321-1757. E-mail: cursoseventos@crcdf.org.br