Celebração ao Dia do Contabilista no Senado têm reivindicações e homenagens

sol007

A sessão especial em homenagem ao Dia do Contabilista – celebrado em 25 de abril – realizada no Senado Federal na segunda-feira (06/05) foi marcada por reivindicações dos Contadores e Técnicos em Contabilidade e pelos pedidos de maior valorização para a classe. A iniciativa foi do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). O presidente do CFC – Zulmir Ivânio Breda, o presidente do Ibracon – Francisco Antonio Sant`Anna, o presidente da Anaconta – Francisco da Chaga Lima, o diretor da Academia Brasileira de Ciências Contábeis – José Antonio de França, e a  subsecretária do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Gildenora Milhomem, também compuseram a mesa de abertura.

Em seu discurso o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, lembrou importantes acontecimentos na história da contabilidade, como a reformulação do ensino influenciada pelo patrono da Classe Contábil – senador João Lyra, que também foi responsável pela instituição da data. Dirigindo-se ao senador Izalci, explicou a importância da aprovação do Projeto de Lei que anistia multas da GFIP, e a necessidade de criar a Secretaria de Contabilidade Nacional para garantir a transparência no setor público. Marrocos também comentou a importância do profissional contábil na construção de um Brasil mais ético e transparente.

Já o senador Izalci Lucas destacou em seu discurso a transferência da Junta Comercial do Distrito Federal (JCDF) para o Governo do Distrito Federal e defendeu o Projeto de Lei (PLC 96/2018), que anistia contadores e empresas pelo atraso na entrega ou no pagamento da Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e Informações à Previdência Social (Gfip), entre 2009 e 2013. A matéria aguarda análise na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, e o texto vem sendo construído em parceria com os profissionais contábeis. “Tão logo os ajustes sejam feitos o projeto seguirá para a tramitação e trabalharemos pela agilidade”, informou Izalci aos representantes da classe que pleiteiam a aprovação da medida.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Zulmir Ivânio Breda, também lembrou o patrono da Contabilidade, senador João Lyra e agradeceu ao senador Izalci pelo apoio aos profissionais da Contabilidade. Ele declarou que o reconhecimento aos profissionais e a essa área de atuação vem crescendo nos últimos anos, assim como o respeito e a credibilidade.

Os senadores Chico Rodrigues (DEM-RR) e Telmário Mota (Pros-RR) também discursaram enaltecendo a atuação dos profissionais de Contabilidade. Já a subsecretária do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda, Gildenora Milhomem, falou dos avanços da contabilidade pública no  Brasil, que segundo ela, enfrenta grandes desafios e deve aproveitar todas as oportunidades para implantar os avanços necessários. Também destacou o momento, que segundo ela é de reconhecimento, valorização, transparência e independência do profissional da contabilidade.

Assista ao registro feito pela TV CRCDF Web.

A Sessão também foi notícia na Agência Senado.

Assista a íntegra da sessão clicando aqui.

Para visualizar as fotos da Sessão Solene clique aqui.

Participe também da sessão solene em homenagem aos profissionais da contabilidade que será realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal no dia 24 de maio (sexta-feira), a partir das 10 horas, de iniciativa do deputado Robério Negreiros (PSD-DF).