Profissionais participam da 3ª edição do Fórum de Perícia Contábil do Distrito Federal

f034Com o tema “Perícia Contábil: Oportunidades e Desafios Atuais” o III Fórum de Perícia Contábil do Distrito Federal reuniu dezenas de profissionais no auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal na última sexta-feira (07/11). Realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF) com o apoio da Associação dos Peritos Judicias, Árbitros, Conciliadores e Mediadores do Distrito Federal – APEJUS/DF, o evento contou com palestras de renomados professores e autores de livros no segmento de perícia.

f006A abertura foi conduzida pelo presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, que comemorou o sucesso de público desta edição, que teve mais de 160 participantes. “Tivemos um aumento significativo no número de profissionais participando do Fórum. Isso mostra que os contadores estão buscando conhecimento e nós estamos aqui para oportunizar momentos como este”, declarou. “Consolidar o Fórum de Perícia nesta terceira edição é resultado de um trabalho conjunto, com o apoio das entidades como o INPECON e a APEJUS/DF. Assim conseguimos oportunizar um momento de capacitação e de experiência que resultarão em qualidade na prestação de serviços. Essa é nossa função, investir em desenvolvimento profissional”, completou o presidente do CRCDF. Também compuseram a mesa de abertura os vice-presidentes do CRCDF, de Desenvolvimento Profissional – Darlene Paulino Delfino Lunelli; e de Administração, o coordenador da Comissão de Perícia do Conselho – Daniel Chaves Fernandes; além do diretor do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) – Hélio do Vale Ribeiro; da vice-presidente de Fiscalização do Conselho Federal de Contabilidade – Sandra Maria Batista; e do presidente da APEJUS/DF – Marcelo Daia Barreto.

Quatro palestras abordaram diferentes temáticas no evento. A primeira delas foi ministrada pelo Perito Criminal Federal – Dr. Eduardo Siqueira Costa Neto, com o tema “Perícia Contábil – Crimes Financeiros, Fraudes Contábeis e Corrupção”. O palestrante defendeu a importância do evento. “O conhecimento contábil é fundamental para elaboração de laudos e demais processos em investigações que combatem a corrupção. Promover a atualização desses conhecimentos é sempre uma excelente iniciativa”, afirmou.

Em seguida o Juiz de Direito Dr. Edilson Enedino das Chagas, falou sobre o tema “Perícia Contábil – Necessidade e Utilidade dos Trabalhos Periciais”. Ele defendeu a consulta prévia ao perito contábil como forma de garantir segurança nos processos que são levados ao judiciário. “Atividades que buscam a troca de informações e aprimoramento dos conhecimentos técnicos são essenciais e uma das formas mais eficientes de desenvolver uma ciência. Um evento como este faz com que você consiga sintetizar o que está dando certo para outros profissionais da mesma categoria”, declarou.

Na parte da tarde os trabalhos foram iniciados com a palestra do escritor e professor José Dutra Vieira Sobrinho, que abordou o tema “A Matemática Financeira e o Direito – As Consequências de o Direito Perder a Razão”. Para ele o evento foi importante, pois tratou de “assuntos que interessam muito aos peritos, como as operações financeiras que envolvem uma série de cálculos, com juros simples e compostos que sofrem muitas contestações por parte do judiciário”. Em seguida o escritor Dr. Martinho Maurício Gomes de Ornelas palestrou sobre “Perícia Judicial: Apuração de Haveres”. Ele explicou como funciona essa apuração de cotas após o encerramento de determinadas sociedades e falou sobre a importância do Fórum de Perícia. “Uma das possibilidades de trabalho para os contadores é a Perícia, e é muito importante promover debates específicos sobre esse segmento”.

Quem também avaliou o evento de forma positiva foi o vice-presidente da APEJUS/DF – Fernando César Guarany. “Estamos satisfeitos com o resultado e já pensando na próxima edição. Nos últimos anos a perícia ganhou maior importância e é por meio dessas palestras que a gente ajuda a agregar valor ao currículo dos profissionais que aqui estão”, declarou. “Todo evento que provoque uma discussão de procedimentos é interessante. A pericia carece disso por que é uma área em que se deve obedecer a ética e os procedimentos formais. O contador como um perito é um profissional que precisa estar atualizado e essa atualização vem por meio da participação em iniciativas como esta”, destacou o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal (ACiCon-DF) – José Antonio de França, que também esteve presente. O evento contou ainda com a participação do ex-presidente do CRCDF, Antônio Carlos de Moraes, que presenteou palestrantes e participantes com o livro de sua autoria.

Para visualizar mais fotos clique aqui.