Outubro Rosa reforça importância dos cuidados com a saúde

out018Dezenas de profissionais participaram na quinta-feira (25/10) do evento “Bem me Quero – Outubro Rosa” idealizado pela Comissão CRCDF Mulher. Para abordar os cuidados com o corpo foram convidados médicos especialistas em diferentes áreas. Com o tema Saúde e Autoestima o Talk Show mediado pela digital influencer Karl Jeanneth, deu espaço aos comentários da Dra. Carolina Medaglia (ginecologia e obstetrícia), da Dra. Lauriene de Sousa Pereira (ginecologista e obstetrícia) e do Dr. Guilherme Cunha (cirurgião plástico), que esclareceram dúvidas das participantes. Em seguida a Dra. Elisa Porto Mascarenhas, que é oncologista, ministrou a palestra com o tema Combate e Prevenção ao Câncer de Mama, em que explicou o surgimento da doença, as causas, fatores de risco, autoexame e iniciativas que podem ajudar na prevenção aos tumores.

A abertura foi conduzida pelo presidente do CRCDF, Adriano Marrocos. Ele explicou que a preocupação com a mulher contabilista já faz parte da pauta do Conselho há algum tempo e ficou ainda mais evidente com a criação do Instituto da Mulher Contabilista do Distrito Federal (IMCDF), que teve o apoio do CRCDF. “É importante ampará-las também em questões que não sejam só técnicas. Hoje em nosso efetivo de profissionais temos 49% de mulheres e 51% de homens então imagino, pelo que a gente vem acompanhando nos cursos de graduação de Ciências Contábeis, que em breve teremos a inversão com mais mulheres do que homens, o que é mais uma justificativa pra essas ações”, afirmou Marrocos.

Quem também citou o crescimento feminino nas estatísticas de profissionais contábeis foi a coordenadora da Comissão CRCDF Mulher, contadora Jaqueline Pereira Rocha Torres. “Por muito tivemos mais homens que mulheres na profissão, e hoje a quantidade de mulheres já é quase igual. É importante realizar esses eventos que tem como objetivo fazer a mulher enxergar a importância dos cuidados com a saúde”, salientou.

Vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho, a presidente do IMCDF, Darlene Paulino Delfino Lunelli, elogiou e destacou a importância da iniciativa. “É uma atitude formidável o Conselho promover este evento voltado para a conscientização da mulher. Muitas mulheres ainda não têm a orientação adequada e é tão fácil a gente realizar o autoexame e os exames periódicos e preventivos, que vale a pena reforçar essa ideia. É importante desacelerar, sair do ritmo das nossas empresas e cuidar da gente”.

A importância de buscar informações sobre o tema e de fortalecer a campanha de conscientização foi destaque na fala de todos os palestrantes. “Uma em cada oito mulheres do mundo pode vir a ter câncer de mama, por isso a importância da prevenção e do diagnostico precoce, é um tumor muito comum”, explicou a oncologista, Dra. Elisa Mascarenhas. “Falar em outubro rosa é falar de conscientização, de prevenção e de um tratamento precoce e uma chance de cura maior. Por isso é importante que as ideias da campanha se popularizem”, reforçou a ginecologista Dra. Lauriene de Sousa.

“Mais do que falar do câncer, nessa época do ano falamos da mulher. O estilo de vida hoje é de correria e às vezes elas acabam esquecendo o principal, que é o cuidado com o próprio corpo, com a saúde”, destacou o Dr. Guilherme Cunha ao citar a importância da campanha de conscientização. “A gente sempre acha que não vai acontecer com a gente, mas é importante começar cedo a fazer os exames preventivos”, frisou a Dra. Carolina Medaglia que destacou ainda que 90% dos casos de câncer de mama são curados se forem diagnosticados na fase inicial. “O câncer de mama é assintomático e isso faz com que as mulheres só procurem um médico já num estágio avançado”, declarou a ginecologista.

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o evento e aqui para visualizar as fotos.