Comissão vai discutir governança e Compliance no setor público

img_2043

A Comissão que o CRCDF instituiu para estudar e discutir questões relacionadas à governança e ao cumprimento de normas e diretrizes estabelecidas para o setor público se reuniu na sede do CRCDF na sexta-feira (27/07). O grupo de trabalho será coordenado pelo professor José Marilson Martins Dantas, da Universidade de Brasília. O presidente Daniel Fernandes participou do encontro e destacou que a comissão tem muito a contribuir com a sociedade ao abordar a temática da governança e a intenção do Conselho é inserir os profissionais de contabilidade como protagonistas nesse debate.

Neste primeiro encontro foram apresentados os objetivos da comissão, que vai tratar de questões como a implantação e aplicação efetiva da lei nº 13.303/2016, a criação de estruturas de governança, a realização de estudos sobre o tema e incentivo à publicações e a proposição de modelos que atendam às instituições do setor público e órgãos de controle que representam a sociedade. Também participaram da reunião os integrantes da comissão o conselheiro do CRCDF – Welinton Vitor dos Santos; os representantes da Controladoria-Geral do Distrito Federal, o Controlador-Geral – Lúcio Carlos de Pinho Filho e o coordenador da auditoria – João Batista; além do representante do Observatório Social de Brasília – Onésimo Stafuzza.

O coordenador da comissão, Marilson Dantas, destacou que a Universidade tem interesse em discutir o assunto, incluir a academia nos debates e estreitar relações com as entidades que representam a contabilidade. Ele afirmou que a Universidade já trabalha com pesquisas voltadas à governança no setor público que estão à disposição do grupo de trabalho.

Já o controlador geral do DF, Lúcio Carlos de Pinho Filho, que é membro do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), ressaltou que pretende transmitir para outros municípios do país os debates e estudos tratados na comissão. Para o contador Onésimo Stafuzza, representante do Observatório Social, é preciso melhor informar o cidadão para que o mesmo possa cobrar transparência dos órgãos públicos e por isso é importante dar espaço e divulgação para este tipo de iniciativa.