CRCDF vai apoiar levantamento do TCU sobre pagamento e declaração de tributos

img_1675

O Tribunal de Contas da União (TCU) está levantando informações sobre o recolhimento de tributos. Por meio da Diretoria de Fiscalização da Gestão Fazendária – DIFAZ, e da Secretaria de Fiscalização da Fazenda Nacional – SecexFazenda, serão colhidos dados com o objetivo de identificar as principais burocracias e riscos envolvidos nos procedimentos de preparação, declaração e pagamento de tributos federais, no Brasil, em 2018.

A pesquisa tem como referência o relatório “Doing Business 2018” editado pelo Banco Mundial, que apontou o Brasil como sendo o 184º lugar em uma lista com 190 países participantes em tempo para satisfazer todas as obrigações tributárias. O trabalho do TCU está restrito ao sub-indicador: Tempo necessário para cumprir com as obrigações tributárias (preparação, declaração e pagamento).

Diante disso, o TCU quer a contribuição dos envolvidos nos processos tributários no país, colhendo as percepções dos contadores sobre o tema. Para isso foi  realizada na segunda-feira (25/06), uma reunião entre o presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, e os auditores federais de controle externo do TCU – Victor Hugo Rodrigues Martins e Luiza da Silva Jaques. O pedido de apoio é no sentido de ampliar a divulgação aos contadores, para que participem inserindo suas percepções sobre o tema. O Conselho aguarda o envio do questionário pelo TCU para dar ampla divulgação em breve.