Crédito Emergencial COVID-19

_-campanha-credito3-site

Diversas linhas de financiamento foram criadas no contexto da COVID-19. O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional tomaram diversas medidas com efeitos imediatos no Sistema Financeiro, de forma a possibilitar a ampliação de recursos para que as instituições financeiras tenham condições de oferecer linhas de crédito para o mercado em condições especiais.

Confira as principais:

BNDES

O BNDES criou várias medidas para enfrentar os efeitos econômicos e os impactos sociais da pandemia do coronavírus. Entre eles:

• Crédito Pequenas Empresas
  • Programa Emergencial de Suporte a Empregos
  • FINAME Materiais Industrializados
  • Suspensão de Pagamentos de Operações

CAIXA

Principais medidas da Caixa para as empresas:

• Pausa de até 90 dias para os contratos de empréstimos comerciais (adimplentes)
  • Redução nas taxas de juros para as linhas de Capital de Giro e financiamento de máquinas e equipamentos, Cartão de Crédito Empresarial, Desconto de Duplicatas, Cheque Especial e Antecipação de Recebíveis
  • Disponibilização de carência de até 90 dias nas operações parceladas de Capital de Giro com recursos da CAIXA
  • Linha de aquisição de máquinas e equipamentos
  • Linha de crédito especial para Micro e Pequenas Empresas
  • Linha de Crédito para custeio da Folha de Pagamento ; Pausa do pagamento de até duas parcelas das operações BNDES Automático, BNDES Finame, BNDES Giro e BNDES Finame – Eventos; Pausa por até 60 dias das parcelas futuras dos Cartões BNDES

FINEP

Crédito para o desenvolvimento da tecnologia.

Linhas disponíveis:

• Crédito para Reconversão Industrial
  • Escalonamento para Dispositivos Médicos
  • FINEP/MCTIC Aquisição Inovadora Saúde

Fundos Constitucionais

O objetivo da linha é promover a recuperação ou a preservação das atividades produtivas dos beneficiários dos setores produtivos, industrial, comercial e de serviços dos Municípios em situação de emergência, ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Pode Executivo.

A linha de crédito é destinada a capital de giro isolado e a investimentos, inclusive capital de giro associado.

FAMPE

Crédito com uso do Fundo de Aval às Micro e Pequenas Empresas

O fundo concede aval financeiro complementar aos pequenos negócios. Quando um empreendimento não tem todas as garantias necessárias para conseguir um financiamento, é o FAMPE que as complementa.

O FAMPE pode garantir, de forma complementar, até 80% de uma operação de crédito contratada, dependendo do porte empresarial do solicitante e da modalidade de financiamento.

PROGER URBANO

Capital de giro

É uma linha de crédito voltada para o atendimento da demanda de financiamento de capital de giro isolado para empresas com faturamento anual

de até 10 milhões.

FEBRABAN

Federação Brasileira de Bancos – é a principal entidade representativa do setor bancário brasileiro.

A principal medida para amenizar os efeitos negativos da COVID-19 é a prorrogação , pelo prazo de 60 dias dos vencimentos de dívidas de clientes pessoas físicas, microempresasa e pequenas empresas.

Fonte: Portal do Empreendedor