Mercado, Tecnologia e Procedimentos são discutidos no IV Fórum de Perícia

idpQuatro subtemas, seis palestrantes, mais de cem participantes e um debate muito produtivo caracterizam o IV Fórum de Perícia Contábil do Distrito Federal, realizado pelo CRCDF com o apoio da Associação dos Peritos Judiciais, Árbitros, Conciliadores e Mediadores do Distrito Federal (APEJUS/DF), na sexta-feira (07/06) no auditório do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).

Esta edição teve como tema central “Perícia Contábil: Mercado, Tecnologia e Procedimentos”. A abertura foi conduzida pelo presidente do CRCDF, Adriano Marrocos. O presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal (ACiCon-DF) – José Antônio de França, o vice-presidente da APEJUS – Fernando César Guarany, e o coordenador de graduação em direito do IDP – Marcelo Proença, também compuseram a mesa de abertura.

A expectativa de levar conhecimento ao profissional contábil foi atendida na visão do presidente do CRCDF, Adriano Marrocos. Ele destacou a importância de incentivar a ampliação da rede de relacionamentos profissionais. “Ao oportunizar esse momento, a iniciativa fortalece a identidade do profissional e a interação com o judiciário que é muito interessante para quem está participando, debatendo e esclarecendo questões”, ressaltou.

Já o vice-presidente da APEJUS – Fernando César Guarany, falou da importância da parceria com o Conselho, que apoia a realização do evento desde a fundação da APEJUS/DF em 2016. “Nossa ideia é justamente fomentar o conhecimento e trazer as novidades e os palestrantes renomados para este bate papo com os profissionais. É uma troca de experiências muito interessante”.

A primeira palestra foi ministrada pelo professor Ivam Ricardo Peleias e abordou o tema “Danos Materiais e Lucros Cessantes em Processos Judiciais e Procedimentos Arbitrais”. Ele destacou a importância da atualização constante sobre a temática. “A área de Perícia é muito dinâmica e requer do perito uma educação contínua permanente”. Em seguida os palestrantes Silvio Simonaggio e Thiago Marinho Nunes falaram sobre Perícia na Arbitragem. “O melhor marketing é o conhecimento. Fóruns como este permitem uma troca de experiências muito grande e a cada evento a categoria dá um passo acima na qualidade”, afirmou o palestrante Silvio Simonaggio.

As Novas Tecnologias no Trabalho Pericial pautaram a terceira palestra, ministrada pelos professores Alex Laquis Resende e Gelmires Luiz dos Reis. “As iniciativas de fóruns práticos são importantes em todas as áreas e na perícia não é diferente. A iniciativa é muito positiva, pois tivemos a presença de estudantes e pudemos mostrar, na prática, muita coisa que eles aprendem nas universidades”, avaliou o professor Alex. “É uma oportunidade de trocar experiências, mostrar o que temos de novas tecnologias para os colegas e é onde a gente mostra as facilidades e também os desafios a serem enfrentados nessa era tecnológica”, complementou Gelmires.

Para fechar o evento o presidente da Comissão de Falência e Recuperação Judicial da OAB/DF – Adelino Silva Neto falou aos participantes sobre A Importância do Perito Contador nos Processos de Recuperação Judicial e Falência. “A perícia tem crescido na atividade judicial, nós que trabalhamos com recuperação judicial temos no perito um apoio muito grande. Discussões como esse evento oportunizam o debate, fortalecem os processos e ampliam as possibilidades no mercado”, concluiu.

Assista aos vídeos produzidos no evento pela TV Web do CRCDF clicando nas opções abaixo.

IV FÓRUM DE PERICIA CONTÁBIL DO DF – PARTE 1

IV FÓRUM DE PERICIA CONTÁBIL DO DF – PARTE 2

Para visualizar as fotos do IV FÓRUM DE PERICIA CONTÁBIL DO DF clique aqui.