Câmara Legislativa homenageia profissionais da contabilidade e presidente do CRCDF

cldf020A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) homenageou em sessão especial os contadores e técnicos em Contabilidade pelo Dia do Profissional de Contabilidade – celebrado em 25 de abril. A sessão solene realizada nesta sexta-feira (24/05) foi marcada pela entrega do Título de Cidadão Benemérito de Brasília ao presidente do CRCDF – Adriano de Andrade Marrocos. A homenagem é um reconhecimento pela contribuição e prestação de relevantes serviços ao Distrito Federal.

Nascido na Vila Planalto, em Brasília, Adriano Marrocos iniciou carreira na área contábil ainda estudante, na função de auditor trainee, em 1988. Atuou em diversas empresas antes de fundar, em 1997, a empresa Marrocos Auditores Independentes, onde presta serviços de auditoria contábil e operacional, consultoria, controladoria, treinamento e perícia. É também professor universitário, acadêmico, fundador e vice-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal e já exerceu mandatos como conselheiro, vice-presidente e presidente do CRCDF – função que ocupa nos dias atuais. Marrocos foi o primeiro brasiliense a assumir a presidência do Conselho.

Ao agradecer a homenagem, Adriano Marrocos apresentou uma série de princípios que norteiam a sua atuação, a exemplo da transparência, do zelo e da responsabilidade com o patrimônio dos outros. Ele também relembrou algumas demandas que a classe vem pleiteando junto ao Legislativo e ao Governo do Distrito Federal, como a redução da base de cálculo para empresas contábeis, a gratuidade na emissão da certidão simplificada e a revisão dos valores das taxas pagas na abertura de empresas. “Se vamos apoiar o empreendedorismo, comecemos pelo registro das empresas”, declarou, lembrando ainda os problemas enfrentados pelos contadores com o Registro e Licenciamento de Empresas (RLE) e a preocupação com a mudança na equipe que atua na Junta Comercial do DF. Marrocos também cobrou mais espaço para participar do processo de construção de leis: “Podemos e queremos contribuir e participar”, afirmou.

A solenidade foi iniciativa dos deputados Rafael Prudente (MDB) e Robério Negreiros (PSD). Já a entrega do título foi iniciativa do ex-deputado distrital e diretor da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) – Raimundo Ribeiro. Além do deputado Robério Negreiros, do diretor da Adasa Raimundo Ribeiro, e do presidente Adriano Marrocos, compuseram a mesa de honra o representante da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) e presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal (ACiCon-DF) – professor Dr. José Antônio de França; o vice-presidente de Registro do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) – Marco Aurélio Cunha de Almeida; o secretário de Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF – André Clemente Lara; e o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Brasília (Sindiconta-DF) – Marcello José Moreira.

Presidindo a sessão solene, o deputado Robério Negreiros destacou que “as cifras sempre nortearam nosso modo de vida” e enalteceu a função dos profissionais de contabilidade na “busca por gestões econômicas eficientes”. Já o secretário de Fazenda – André Clemente reconheceu a importância da homenagem e dos profissionais contábeis tanto para a Administração Pública como para o setor privado. Já o vice-presidente de Registro do CFC, Marco Aurélio de Almeida, destacou as inovações constantes na profissão contábil e a importância da contabilidade para o gerenciamento das empresas, que permite um novo patamar para a carreira no mercado de trabalho. O diretor da Adasa, Raimundo Ribeiro, homenageou em seu discurso o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos. Destacou que o homenageado “representa muito bem a classe contábil” e que a honraria é uma homenagem à própria cidade, “que conta com uma pessoa da qualidade de Adriano Marrocos”.

Ao final da solenidade, também foram homenageados com moções de louvor alguns profissionais de contabilidade: a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF – Darlene Paulino Delfino Lunelli; Alexandre Alves do Nascimento; Gaspar Pereira da Silva; Geraldo Lucimar Ribeiro; Jomar Miranda Rodrigues; Josué Santiago Braga; Leonardo Soares Costa; Maria Elzira da Costa; Roberto Estevão Ribeiro de Castro; e Robson Santos Candido.

Assista ao vídeo produzido pela TV Web do CRCDF na solenidade acessando aqui.

Para visualizar as fotos da Sessão Solene clique aqui.