CRCDF realiza 1º Seminário de Contabilidade e Governança do Setor Público

ismesaO CRCDF promoveu na sexta-feira (17/05), no auditório do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o 1º Seminário de Contabilidade e Governança do Setor Público. Durante todo o dia os participantes acompanharam debates com especialistas da área pública e puderam participar com perguntas ao longo da programação. O evento foi construído pelo Grupo de Trabalho do Conselho coordenado pelo professor José Marilson Martins Dantas, e que tem como coordenador adjunto o vice-presidente de Controle Interno do CRCDF – José Luiz Marques Barreto.

A abertura foi conduzida pelo presidente Adriano Marrocos, que destacou a importância da iniciativa de discutir a governança no setor público, que será adotada por outros conselhos. “Trazer esse assunto para discussão na classe contábil é muito importante. Debater a governança significa garantir para a população que as decisões tomadas serão feitas de forma racional, com a melhor efetividade e menor custo possível”, ressaltou. O presidente elogiou o grupo de trabalho, que também é composto por representantes da Universidade de Brasília – o coordenador José Marilson e a professora Rosane Maria Pio, do Observatório Social de Brasília – o presidente Onésimo Staffuzza, além dos integrantes: Lúcio Carlos de Pinho Filho, Bruna Carla Carvalho Cavalcante e Welinton Vitor dos Santos.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo professor José Marilson Martins Dantas,

E teve como tema ‘Governança e Auditoria Publica: Uma Nova Visão da Contabilidade’. Na sequencia o tema ‘Perspectivas e Resultados dos GT’s da Área Pública de Contabilidade, Governança e Auditoria’ foi abordado pelo Msc. Einstein Almeira Ferreira Paniago. Já a palestrante Magda de Lima Lúcio falou sobre ‘A Nova Visão de Governança na Educação’ e o palestrante Sérgio Filgueiras de Paula ministrou sobre “A Visão dos Órgãos de Controle sobre a Governança e Auditoria Pública”.

Também estiveram presentes: o professor Dr. José Antônio de França – representando a Fundação Brasileira de Contabilidade; a chefe da assessoria de políticas fiscal e financeira da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo – Celia Maria Silva Carvalho; e o vice-presidente de Controle Interno do CRCRJ – José Antônio Felgueiras da Silva.

Para visualizar as fotos do I Seminário de Contabilidade e Governança do Setor Público clique aqui.