XI Fórum da Mulher destaca importância da autorresponsabilidade e empoderamento feminino

xifA autorresponsabilidade e o empoderamento feminino foram os principais temas discutidos no XI Fórum da Mulher Contabilista do Distrito Federal realizado pelo CRCDF, na terça-feira (14/05), no auditório do Conselho Federal de Contabilidade. A ética profissional e os controles internos também foram temas discutidos nas palestras. O evento teve a participação de mais de cento e cinquenta mulheres. Para o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, é uma satisfação oportunizar a ocupação desse espaço pelas mulheres. “É importante reconhecer o trabalho da comissão organizadora. A quantidade de mulheres atuando na contabilidade está crescendo, então vale esse reconhecimento da importância de trazer o feminino para as nossas decisões”. E destacou também a continuidade do evento: “Ao longo de oito anos a frente do CRC, realizamos o evento em todo o período e é uma satisfação muito grande”.

Para a coordenadora da Comissão CRCDF Mulher – contadora Jaqueline Pereira Rocha Torres, o resultado foi o melhor possível. “Eu espero que esse momento tenha sido de transformação, de mudança e de reflexão para todas as mulheres que estão aqui hoje”, ressaltou. A participação crescente da mulher na contabilidade também foi destaque na fala do presidente do CFC – Zulmir Ivânio Breda, que palestrou sobre A Ética como Fator de Desenvolvimento Profissional. “O CFC estimula a criação de comissões de mulheres nos estados e a promoção de eventos como este visando apoiar a participação das mulheres por entender que isso é importante pra nossa profissão, além de reconhecer o protagonismo delas na sociedade, que deve estar presente na nossa classe também”.

“As mulheres agora estão dominando um pouco mais o espaço que até pouco tempo atrás não era nosso, como na contabilidade, na área de controle interno, informática, entre outras”, afirmou a palestrante Alessandra Patrícia, que abordou o tema Compliance e Controles Internos. Já a palestrante Marcela Quiroga, que palestrou sobre o Empoderamento Feminino, destacou a importância desse movimento que tem ganhado força nos últimos anos. “Muito já foi conquistado, mas ainda tem muito a ser feito, muito conhecimento a disseminar. Essa construção é feita no dia a dia, com muita paciência, e chamando pra conversa quem ainda está fora dela. A palavra de ordem hoje é coletividade e eventos como esse são importantes nesse sentido”, destacou Marcela.

Já o tema O Poder da Autorresponsabilidade foi abordado pelo palestrante Fábio Veloso. “Qualquer profissional, seja no nível técnico ou gerencial, consegue melhores resultados se entender esse conceito”, argumentou Fabio. O presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, agradeceu a comissão coordenada pela contadora Jaqueline Rocha e composta pelas vice-presidentes de Desenvolvimento Profissional – Darlene Paulino Delfino Lunelli e de Registro Profissional – Fernanda Veras Oduaia – e as integrantes Bruna Symara Alves da Costa, Diana Ribeiro Confessor, Elaine dos Santos, Roseni da Costa Veloso e Sulamita Abreu. Esta edição do Fórum teve o apoio da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (ABRACICON), do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), do Sebrae, da Alterdata, da Sempre Tecnologia, da Febracis Brasília e do Centro Brasileiro da Visão (CBV).

Assista aos vídeos produzidos no evento pela TV Web do CRCDF clicando nas opções abaixo.

11° FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DO DF – PARTE 1

11° FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DO DF – PARTE 2

Para visualizar as fotos do 11° FÓRUM DA MULHER CONTABILISTA DO DF clique aqui.