CRCDF e Receita Federal realizam palestra sobre eSocial e EFD-Reinf

esocial1

Cerca de 300 profissionais participaram na quarta-feira (06/02) da palestra sobre eSocial e Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) realizada pelo CRCDF, em parceria com a Receita Federal, no auditório da Faculdade UPIS.

Na abertura o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, destacou a importância da iniciativa. “É uma grande oportunidade. É sempre importante estar próximo e ouvir o que a Receita Federal espera desses sistemas, dessas declarações, desses dados que nós vamos gerar”, apontou. “É importante saber fazer e saber também o que eles esperam receber. Esse diálogo com a Receita permite que prestemos serviços de melhor qualidade e com menos risco de erros e multas. A hora de dirimir as dúvidas é agora”, ressaltou Marrocos.

A palestra ministrada pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil – Cláudio Maia abordou os cálculos das contribuições sociais no eSocial e na EFD-Reinf; As ocorrências/erros mais comuns na primeira fase de implantação e questões envolvendo a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb). Para ele essa foi uma importante oportunidade para apresentar aos participantes questões observadas durante a fase de implantação ao primeiro grupo e oportuniza a correção de eventuais erros aos que vão participar da implantação nos próximos grupos. “Observamos que no primeiro mês de apresentação do eSocial e da DCTF pelas empresas do primeiro grupo, tivemos um percentual muito grande de erros nas escriturações. Então se a gente conseguir apresentar esses erros e os profissionais conseguirem corrigir antes de enviar os eventos, podemos reduzir o número de ocorrências”, declarou.

A vice-presidente de Desenvolvimento Profissional – Darlene Paulino Delfino Lunelli fez o encerramento do evento destacando a importância da capacitação constante aos profissionais que atuam na área contábil. Clique aqui para acessar o material disponibilizado pelo palestrante: https://crcdf.org.br/wp-content/uploads/2019/02/eSocial.pdf

CRCDF retoma calendário de cursos

Com participação intensa dos profissionais o CRCDF está realizando os cursos previstos para esse primeiro trimestre de 2019. Em duas turmas realizadas na semana passada cerca de 80 profissionais acompanharam as explicações do professor Ângelo Márcio Leandro da Costa sobre a Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTFWeb) e a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf).

O presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, reconhece a importância da participação dos profissionais nos cursos ofertados. “Estamos retomando a maratona de cursos e eventos e temos muito que realizar em 2019. Investir em desenvolvimento profissional é, além de atribuição, nosso maior compromisso”, destacou. “Atualmente é muito importante que o contador se atualize constantemente para repassar as mudanças e inovações aos empresários, para que eles possam fornecer a informação de maneira correta. Os cursos oferecidos pelo CRCDF são muito práticos e muito interessantes nesse sentido”, destacou o professor Ângelo Márcio.

Confira o calendário dos cursos que serão realizados neste primeiro trimestre de 2019: https://crcdf.org.br/wp-content/uploads/2019/01/ARTE.png