Parceria entre CRCDF e SDE/DF pauta reunião

O presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Darlene Paulino Delfino Lunelli, o técnico em contabilidade Lúcio Gomes Lobato e o contador França Ribeiro, participaram de reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF (SDE/DF) – Ruy Coutinho; com o secretário adjunto da SDE/DF – Expedito Afonso Veloso; e com o subsecretário de Relação com o Setor Produtivo da SDE/DF – Marcio Faria Junior; na quinta-feira (31/01).

No encontro foi discutida a continuidade da parceria firmada entre as instituições para atendimento aos empresários, por contadores mobilizados pelo Conselho, no Simplifica PJ. Os representantes da classe contábil acreditam que é importante divulgar mais informações sobre serviços prestados aos profissionais contábeis, até como forma de incentivar uma maior participação dos contadores. O subsecretário de Relação com o Setor Produtivo da SDE/DF – Marcio Faria Junior informou que a Secretaria está produzindo uma cartilha sobre os serviços oferecidos e demais informações envolvendo o Simplifica PJ e se comprometeu a informar o CRCDF assim que o material estiver disponível. O presidente Adriano Marrocos também questionou a possibilidade de um retorno (feedback) aos profissionais que prestam atendimento, como elogios e sugestões, além do quantitativo de atendimento.

Foram solicitadas ainda informações sobre os processos instaurados no RLE Digital e que estão aguardando conclusão nas Administrações Regionais. Os representantes da SDE informaram que os funcionários que vão cuidar desses processos já foram nomeados, com exceção de duas administrações regionais; que a demanda já teve uma baixa significativa; que estão acompanhando a situação; e, que há empenho de todos os gestores para solucionar todos os processos o quanto antes.

Outro pedido apresentado pelo dirigente do CRCDF foi para que os representantes da classe continuem participando da construção de projetos e parcerias, pois os contadores encontram dificuldades na operacionalização de alguns procedimentos como as situações de liberação de financiamentos. A Secretaria solicitou ainda que os profissionais que enfrentem dificuldades no licenciamento, com processos parados na análise, encaminhem e-mail para o endereço simplifica.pj@desenvolvimento,df,gov.br.