CRCDF se reúne com Subsecretario da Receita da SEF.

foto_bol314

Com o objetivo de reforçar as demandas da classe à Secretaria de Fazenda do Distrito Federal o CRCDF realizou na última quinta-feira (24/01) uma reunião com o Subsecretario da Receita da SEF/DF. Na ocasião o CRCDF foi representado pelo presidente Adriano Marrocos e pela vice-presidente de Desenvolvimento Profissional Darlene Paulino Delfino Lunelli. Já a Secretaria de Fazenda foi representada pelo subsecretario da Receita, Dr. Otávio Rufino dos Santos e pelos auditores Amauri José Lara, Paulo Roberto Souza de Proença Gomes, Márcio Silva Gonçalves, Paulo César Santiago Menezes e Estevão Caputo e Oliveira.

O encontro foi marcado com o intuito de alinhar com o subsecretário, que assumiu o cargo recentemente, as demandas já encaminhadas à Secretaria de Fazenda pelo Conselho.

O primeiro assunto foi o atendimento nas unidades da SEF, pois o CRCDF anteriormente já havia pedido o fornecimento de senha para os contadores e também consultou se haveria a possibilidade de fechamento dessas unidades. Ao ser informado da questão pelo presidente do CRCDF, o subsecretário esclareceu que até o momento não há definição sobre o fechamento das agências de atendimento da SEF, mas que a tendência é que todos os serviços sejam disponibilizados no AgenciaNet.

Outro ponto discutido na reunião foi a qualidade de atendimento virtual da SEF. Os representantes do CRCDF relataram que os contadores “abrem” vários protocolos na AgenciaNet para tratar de um único assunto, tendo vista as divergências de orientações recebidas pela SEF. A Secretaria de Fazenda informou que irá analisar algum critério que possibilite identificar e acompanhar os atendimentos que estão nessa situação. Na ocasião o CRCDF alinhou com o Subsecretário a realização de transmissão ao vivo, pelo canal do Youtube da TV CRCDF para esclarecer sobre as perguntas frequentes recebidas na AgenciaNet e o prazo de resposta.

O presidente Adriano Marrocos solicitou ao Subsecretário que quando houvesse alterações de legislações, publicações de instruções normativas e ritos sumários da SEF, que esses comunicados fossem enviados para o CRCDF para que divulgasse aos contadores, com certa antecedência.

O CRCDF consultou a SEF como são enviadas as notificações pelo correio eletrônico e ECT. A Secretaria de Fazenda informou que de praxe a notificação é enviada pelo correio eletrônico, mas quando se tem sua recusa pelo correio eletrônico, a notificação é enviada via ECT. Quando não é entregue em seu domicílio fiscal é realizada divulgação no Diário Oficial.

Por fim Marrocos e Darlene consultaram a SEF sobre a possibilidade de aproveitar os dados da empresa cadastrada pelo RLE@Digital, no momento em que o contador for realizar o preenchimento da Ficha de Atualização Cadastral – FAC, pois atualmente o sistema tem apresentado instabilidade. Ao final, os representantes da SEF anteciparam que o objetivo é o fim da FAC, que será preenchida quando da geração do RLE, havendo aí a indicação do profissional responsável técnico.