ASCOP/DF recebe representantes do Legislativo e apresenta demandas

img_3956Desde que foi criada a Associação dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal – ASCOP/DF discute questões relacionadas às entidades e busca soluções. Algumas dessas demandas são de iniciativa do Poder Legislativo. Por isso membros da ASCOP receberam nesta segunda-feira (12/11) na sede do CRCDF, o deputado federal eleito Luiz Miranda (DEM)- acompanhado pelos assessores Leonardo Oliveira e Sonia Perri – e os representantes dos deputados federais eleitos Celina Leão (PP) – Ricardo Grossi, Erika Kokay (PT) – Sandra Cabral e Júlio Cesar (PRB) – Paulo Silva e Júlio César Lopes.

A reunião foi conduzida pelo presidente do CRCDF e da ASCOP, Adriano Marrocos, que destacou a importância da interação dos Conselhos com o Legislativo. “Trazer deputados e senadores eleitos é importante para nós porque temos diversas demandas que envolvem propostas em tramitação no Congresso Nacional”. Marrocos explicou que a maioria desses pleitos buscam benefícios para a sociedade. “Prestamos um serviço diferente, fiscalizamos o profissional para que a sociedade tenha um serviço de qualidade, digno, e para garantir que o profissional esteja atualizado e capacitado a prestar esse serviço”, argumentou.

De acordo com o presidente da ASCOP, um dos pedidos aos parlamentares é a alteração da lei sobre a dispensa de servidores para exercício de funções em Conselhos. “A proposta trata da dispensa de dirigentes de conselhos que são servidores públicos, e que, para participar das reuniões, precisam pagar pelo período em que se ausentam, diferente dos gestores de sindicatos, que tem o ponto abonado”, explicou Adriano Marrocos. Outra proposta trata do reconhecimento do Código de Ética de cada profissão na estrutura do Governo do Distrito Federal (GDF). “Fortalece a importância – aos profissionais que se registram no Conselho de classe, de seguir o código, garantindo a sociedade um serviço adequado”.

Uma reivindicação dos Conselhos da área de Saúde é a tramitação e aprovação do Projeto de Lei nº 5414/2016, que proíbe o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em cursos da área de saúde. De acordo com a presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-DF) – Gilcilene Chaer, a proposta aguarda votação na Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF). “Precisamos de um acompanhamento de perto por parte dos parlamentares”, afirmou a presidente do CRF-DF.

O pedido foi reforçado pelo vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) – Thiago Pessoa. Para ele a reunião foi muito produtiva, pois foi possível transmitir a preocupação dos Conselhos aos parlamentares. “Esse é o maior ganho que tivemos. Muitas vezes os parlamentares tem uma visão, e ao conversar conosco eles percebem outra realidade e, esclarecendo, é possível mudar posicionamentos”, destacou. “O que eu vejo aqui hoje é a busca por um interesse comum, a luta por uma melhor qualidade nos trabalhos desenvolvidos pelos Conselhos”, lembrou o presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF) – Marco Antônio dos Santos, que estava acompanhado pelo ex-presidente do CRO, Samir Najjar.

O deputado federal eleito, Luís Miranda (DEM), também avaliou a reunião. “O que foi observado é que os Conselhos estão brigando pelo óbvio, pela fiscalização mais rígida quanto aos ensinos que estão sendo colocados, por exemplo. Precisamos rever as nossas leis para garantir um ensino de qualidade e, consequentemente, profissionais qualificados”, disse.

Também participaram do encontro os presidentes do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) – Farid Buitrago Sánchez; do Conselho Regional de Biomedicina (CRBM-3), Dr. Rony. Castilho; do Conselho Regional De Biblioteconomia (CRB-1) – Fábio Lima Cordeiro; os vice-presidentes do Conselho Regional de Fonoaudiologia (CREFONO) – Danilo Mantovani; do Conselho Regional de Educação Física (CREF7) – Nicole Azevedo Silva; do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-DF) – Saulo Borges Lustosa; do Conselho Regional de Farmácia (CRF-DF) – Humberto de Oliveira Lopes; além do Conselheiro do Conselho Regional de Medicina do Distrito Federal (CRM-DF) – Luiz Hamilton Da Silva, do procurador geral do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-DF) – Jonathan Rodrigues e do assessor do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-DF) – Wellington Oliveira.