O CRCDF transmitiu a palestra sobre Prestação de Contas Eleitorais

img_2830

Até o próximo dia 13 os partidos e candidatos precisam enviar à Justiça Eleitoral a prestação de contas parcial. Para ajudar a esclarecer os profissionais contábeis sobre as regras para as eleições deste ano o CRCDF realizou uma palestra na quarta-feira (05/09). A exposição do professor e coordenador da Comissão CRCDF Jovens Empresários, Leonardo de Oliveira Mihsen, foi transmitida em tempo real pelo canal do Conselho no Youtube, permitindo a participação de centenas de profissionais.

De acordo com o professor é preciso estar atento pois as regras já não são as mesmas da última eleição. “Quem prestou contas na eleição de 2016 não pode utilizar aquele material para a eleição de 2018. A cada eleição o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) edita uma nova resolução, inclui novas regras e muitos detalhes. Por isso precisamos estar sempre atentos, e temos que acompanhar para poder fazer uma boa prestação de contas”, explicou Leonardo.

O professor Ronaldo dos Santos Silva participou do debate e lembrou a importância de estudar o assunto para quem quer atuar na prestação de contas eleitorais. “A cada 72h todas as doações estão sendo informadas, e qualquer irregularidade pode ser constatada pelo TSE imediatamente. Se constatada uma irregularidade muito grave o TSE pode intervir na campanha. Então é importante estar atento”, alertou.

O presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, conduziu o debate. Ele explicou que no contexto das prestações de contas o contador passa a ser uma figura ainda mais relevante. “O profissional que vai lidar com a campanha eleitoral precisa se especializar, não dá mais para aproveitar um profissional generalista. Existem consequências, como por exemplo, o candidato pode ganhar e, não tendo suas prestações de contas aprovadas, ser impedido de tomar posse. Não dá mais para ver isso como uma oportunidade de momento, ou entra de cabeça e estuda o conteúdo ou não tem condições de prestar esse tipo de assessoria para um candidato”, afirmou o presidente.