CRCDF sedia reunião da ASCOP e presidente explica novidades sobre o eSocial

ascop

O presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, participou na segunda-feira (27/08) da reunião da Associação dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal, ASCOP/DF, realizada na sede do Conselho. No encontro foram discutidas as questões administrativas das entidades com representantes de instituições financeiras. A reunião foi conduzida pelo presidente da ASCOP e do Conselho de Corretores de Imóveis (CRECI-DF) – Hermes Alcântara Filho. Ele lembrou a importância dos encontros. “Na ASCOP temos a troca de experiência em diversos aspectos como jurídicos, cobranças, procedimentos administrativos, que em geral são discutidos nessas reuniões. Aqui é possível aprender em assuntos correlacionados e essa troca beneficia todos”, frisou.

O eSocial foi o assunto apresentado pelo presidente do CRCDF, Daniel Fernandes. Ele explicou que os entes públicos estão dentro do cronograma de obrigações do eSocial e a partir de janeiro de 2019 será iniciada a primeira fase. “É importante que os Conselhos entendam que eles não estão isentos ou imunes dessa obrigação, pelo contrário, são obrigados tanto quanto e precisam se adequar em relação às tecnologias, aos profissionais da área jurídica, da área de folha de pagamento e também os que trabalham com o recolhimento de tributos. Então é importante que nós, como CRC, demonstremos a importância e preocupação sobre o tema e repassemos conhecimentos aos demais conselhos”, afirmou.

Também participaram da reunião os representantes dos Conselhos de Biologia – Gildemar Crispim e Felip Firmino; de Educação Física – Nicole Christine Silva; de Química – Raquel Barros; de Biomedicina – Nayana Viana; de Administração – Viviane Moura; de Farmácia – Adriana Carrijo de Medeiros; de Economia – Daniel Soares e de Engenahria e Agronomia – José Gilberto Campos.