Palestra online esclarece dúvidas sobre o eSocial

img_1534

O CRCDF realizou com o apoio da Receita Federal do Brasil (RFB) e da Caixa Econômica Federal (CEF) a palestra que esclareceu dúvidas dos contabilistas sobre o eSocial. Realizada na quinta-feira (14/06) a capacitação foi transmitida em tempo real pelo canal do CRCDF no Youtube, e teve intensa participação dos profissionais de contabilidade.

O funcionamento e objetivos do Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial, foram explicados pelo auditor fiscal da Receita Federal, José Aparecido Trindade e pelo consultor da Caixa Econômica Federal, Juliano Moreira Santiago, que, em seguida, responderam os questionamentos enviados por quem acompanhava o debate pela internet.

O presidente do CRCDF, Daniel Fernandes, abriu a palestra. Ele declarou que é importante promover capacitações como esta, trazendo para o debate a visão de quem vai receber informações geradas pelos contadores. “Estamos caminhando para uma evolução, o contador entende que, cada vez mais, ele precisa estudar conhecer melhor as ferramentas e entender como os órgãos recebem esses processos. Assim ele passa a compreender que isso faz parte de uma evolução natural do seu trabalho, e entender que as novidades talvez sejam uma oportunidade de ganhos e não exatamente um problema a ser solucionado”.

Já o auditor fiscal da Receita Federal, José Aparecido Trindade, lembrou que o portal do eSocial tem bastante informação disponível. “Hoje nós temos o próprio manual, em que é possível fazer consultas, além do site do eSocial, que possui um ambiente chamado ‘ambiente restrito’, que é um ambiente de teste. Lá o profissional pode enviar a informação e checar se aquela informação que ele esta enviando está correta ou não”, destacou.

O consultor da Caixa Econômica Federal, Juliano Moreira Santiago, elogiou a iniciativa do Conselho. “A iniciativa é positiva, pois é um momento de grande mudança. Atualmente, tanto a tecnologia que o profissional tem para trabalhar, quanto a tecnologia que ele tem disponível para a busca de novas informações e novos conhecimentos, estão no bolso, em cima da mesa, na televisão. Então não é desculpa. Hoje todo mundo pode se qualificar sem levantar da cadeira”, afirmou.

Também participaram o auditor fiscal da Receita Federal, Eugênio Pacelli Mendes Bonfim; o assistente sênior da Caixa Econômica Federal, Gabriel Mesquita de Carvalho; a coordenadora do CETRE da CEF, Mayara Beatriz Leite e o assessor pleno Xill Tiir Bianchetti Yuzuki. A palestra foi disponibilizada na íntegra no canal do CRCDF no Youtube.