CRCDF prestigia aniversário do NAF do UDF

nafudf

O Núcleo de Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) do Centro Universitário UDF completou 04 anos de atividade. O aniversário foi comemorado em solenidade que reconheceu o trabalho dos estudantes que atuaram no projeto neste ano. O evento realizado na quarta-feira (30/05) teve a participação do presidente do CRCDF, Daniel Fernandes. Na ocasião foram entregues certificados aos alunos que trabalharam nos plantões fiscais do Imposto de Renda Pessoa Física e da Declaração Anual do Simples Nacional – Microempreendedores Individuais (DASN-SIMEI).

Compuseram a mesa, além do presidente do Conselho, Daniel Fernandes, o coordenador geral de graduação do UDF, Gabriel Fernandes Cardoso; o coordenador do NAF-UDF, Deypson Gonçalves Carvalho; a delegada-adjunta da delegacia da Receita Federal em Brasília, Vanessa de Moraes Sampaio; o vice-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal (ACiCon-DF), Adriano Marrocos; e o coordenador do curso de Ciências Contábeis do UDF, Eurípedes Rosa do Nascimento.

Desde que foi criado o NAF já envolveu mais de 70 estudantes nos plantões fiscais, em que o atendimento cresceu 46% em 2018 se comparado ao do ano anterior. Segundo o presidente do CRC, Daniel Fernandes, o NAF é uma iniciativa fantástica, pois possibilita experiências práticas aos alunos. “A oportunidade de vivenciar o atendimento ao cliente e o cumprimento de obrigações e prazos dentro das normas, com responsabilidade, une teoria e prática. E, para nós, como Conselho, é importante saber que tanto universidade como estudantes estão se desenvolvendo. Quem ganha com o aperfeiçoamento dos profissionais é a própria sociedade”, afirmou.

O coordenador do NAF, Deypson Gonçalves, destacou o crescimento na participação dos alunos e nos atendimentos. “Esse ano nós conseguimos atender mais de 200 contribuintes, então para nós é motivo de alegria. O contribuinte que nos procura tem um atendimento seguro porque os alunos estão preparados pelos professores e pelos auditores da Receita”, destacou. “Temos a expectativa de levar a experiência do NAF para outros cursos como Gestão Pública e Administração, que fazem parte da sistemática que envolve os tributos”, antecipou o coordenador do curso, Eurípedes Rosa do Nascimento. “O objetivo da atividade de extensão é justamente aproximar o conhecimento que a gente discute aqui da comunidade, buscando solucionar os problemas e contribuir de alguma forma, e no meio dessa interação, trazer mais conhecimento para a sala de aula”, concluiu o coordenador geral de graduação do UDF, Gabriel Fernandes Cardoso.

Para o vice-presidente da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal (ACiCon-DF), Adriano Marrocos o NAF inclui uma importante experiência no processo de aprendizado. “Quem é professor sabe que existe uma restrição quando você transmite a informação apenas na sala de aula. Então quando você leva o conhecimento construído para a aplicação prática, enfrenta situações que não é possível vivenciar no laboratório”.

Os estudantes que participaram do atendimento também avaliaram a experiência. “Além do atendimento sobre o IRPF tivemos experiências com serviços adicionais, que prestamos junto à Receita Federal com o auxílio dos auditores. Mas o maior aprendizado é, sem dúvida, o atendimento ao público”, observou o aluno do 5º período, Edson Oliveira. “É uma experiência muito boa, o conhecimento adquirido na sala de aula pode ser colocado em prática e com isso a gente consegue desenvolver melhor esse aprendizado”, avaliou a aluna do 5º semestre, Cecília Mendes.