Profissionais da Contabilidade são homenageados na Câmara Federal

021

Para lembrar o dia do profissional da contabilidade, celebrado em 25 de abril, a Câmara dos Deputados realizou na sexta-feira (04/05) uma sessão solene que contou com a participação de cerca de 200 pessoas. A homenagem foi uma iniciativa dos deputados Izalci Lucas (PSDB-DF) e Hildo Rocha (PMDB-MA).

Segundo o presidente do CRCDF, Daniel Chaves Fernandes, a contabilidade é uma das profissões mais reconhecidas do mundo. “Essa homenagem mostra que o contador tem voz ativa, e esse é um dos grandes avanços da nossa profissão no sentido de mostrar a importância da classe. Hoje, cada vez mais, o contador ocupa espaços, é ouvido e contribui nas discussões”, afirmou. Daniel, que também é professor universitário, lembrou que, no Brasil, o curso de Ciências Contábeis está entre os mais procurados pelos estudantes. “O perfil do profissional vem sendo modificado ao tempo em que o desenvolvimento tecnológico ganha espaço e velocidade. Somos imprescindíveis ao desenvolvimento econômico de nosso país, seja na esfera pública, privada ou no terceiro setor”, ressaltou o dirigente do CRCDF.

A cerimônia foi conduzida pelo deputado Izalci. O parlamentar lembrou a criação do CRCDF, há 58 anos, e falou do desenvolvimento da profissão contábil. “O segmento tem avançado em todo o mundo, tanto no setor privado, quanto no setor público e tem sido a mão auxiliar das empresas e dos governos”, afirmou. O presidente licenciado do CRCDF, Adriano Marrocos, também participou da solenidade. Ele lembrou as propostas relacionadas à contabilidade que tramitam no Congresso. “Como é o caso da anistia das multas da GFIP, do processo de criação da Secretaria de Contabilidade Nacional ou a reestruturação dos Tribunais de Contas. Então é fundamental estarmos presentes, ocuparmos esse espaço e participarmos de forma ativa para que lembrem sempre a importância do nosso trabalho”, destacou.

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi representado pelo conselheiro Haroldo Santos Filho, que destacou a importância da homenagem para mostrar a competência do profissional contábil em favor do desenvolvimento do país. “O trabalho do profissional da contabilidade possui elevado interesse social, pois fornece informações e análises relevantes para o desenvolvimento não só das empresas, mas também do País”.

O evento também contou com a presença da presidente do Instituto da Mulher Contabilista do Distrito Federal (IMCDF) – Darlene Paulino Delfino Lunelli; da presidente do Instituto dos Peritos e Consultores Técnicos do Distrito Federal (Inpecon) – Erlene Alves Arruda; do presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Antônio Eustáquio Correa da Costa; do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Brasília (Sindicontas-DF), Marcello Moreira; e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (SESCON DF), Marco Aurélio Torres Gomes de Sá. Para visualizar as fotos da Sessão Solene em homenagem ao Dia do Contador clique aqui.