Presidente do CRCDF discute dificuldades da Junta Comercial com ministro do MDIC

capaApós recorrer ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic), em busca de soluções para as dificuldades encontradas no atendimento da Junta Comercial, o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, foi recebido em reunião pelo ministro da pasta, Marcos Jorge de Lima. Também participaram da reunião o vice-presidente de Administração do CRCDF – Daniel Fernandes, o presidente da Junta Comercial do Distrito Federal – Antônio Eustáquio Corrêa, o secretário especial da Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SEMPE) – José Ricardo Veiga, a diretora financeira do Sescon DF – Rosangela de Fátima Silva Bastos, o chefe de gabinete do Mdic – Evandro Garla e o subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração – Fernando Lourenço Neto, o secretário de Economia, Orçamentos e Finanças da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) – Genésio Vicente, que representou o deputado distrital Júlio Cesar (PRB-DF), além do contador Marco Barbosa, representando o grupo de mobilização de profissionais contábeis do DF.

dentro

Durante quase duas horas de reunião os representantes dos contabilistas explicaram ao ministro as dificuldades que os profissionais contábeis e empresários do DF enfrentam diariamente na Junta Comercial e a consequência delas no dia a dia do setor produtivo local. As principais reclamações envolviam o tempo de espera para atendimento, a demora na análise de processos, as recorrentes devoluções de processos (a chamada exigência) sem que haja padronização dos procedimentos. Com o intuito de discutir melhorias o presidente do CRCDF apresentou uma série de sugestões. O compilado soma propostas originadas no próprio Conselho a sugestões encaminhadas ao CRC pelos profissionais de contabilidade e demais entidades que representam a classe.

Em relação ao horário de atendimento na Junta Comercial, que foi reduzido devido a baixa no quadro de funcionários (leia mais acessando aqui) o ministro Marcos Jorge de Lima se comprometeu a buscar a normalização e ampliação dentro do limite proposto pelo Conselho: dia 02 de abril. A expectativa é que o contrato de licitação da nova empresa responsável pela terceirização de funcionários seja finalizado até o dia 15 de março, permitindo o treinamento desses profissionais até a data acordada (2 de abril) garantindo tranquilidade durante o processo de transição (o quadro atual de terceirizados permanecerá em atividade até que o novo quadro esteja seguro para prestar um bom atendimento, garantiu o ministro) e trazendo melhorias e celeridade nos processos devido ao aumento esperado no quantitativo de funcionários.

Ainda na tentativa de resolver a deficiência de pessoal no atendimento, os responsáveis pela Junta Comercial vão tentar adiar ou suspender férias de funcionários até que a situação seja normalizada.

Das sugestões apresentadas quase todas foram acatadas de imediato. Os representantes do Governo se comprometeram a buscar meios de executar propostas como a implantação de ferramentas para controle de qualidade e promoção de transparência, além da capacitação, que será oferecida aos analistas com o apoio do CRCDF. Também foram bem aceitas as sugestões de melhorias no atendimento, como a criação de um Chat para dirimir dúvidas e prestar orientações aos profissionais, a instalação de dois postos de atendimento avançado e de guichês de informação.

De acordo com o presidente do CRCDF, a reunião foi satisfatória, pois grande parte das propostas já tiveram encaminhamento. Ele também destacou a importância de buscar apoio e agradecer quem acompanha a situação e auxilia na busca por soluções, como o deputado distrital Júlio Cesar (PRB-DF), que intermediou as reuniões no Mdic.

Para ter acesso às propostas apresentadas, clique aqui.

Fotos: Ascom/MDIC