CRCDF promove capacitações sobre novo sistema de Registro de empresas

img_8891

O novo sistema para registro e legalização de empresas no Distrito Federal está em fase de implantação e o processo vem sendo acompanhado de perto pelo CRCDF, que promoveu nas últimas semanas diversos encontros para melhor orientar os profissionais sobre as novidades envolvendo a ferramenta.

Em treinamentos realizados na terça e quarta (12 e 13 de dezembro) no auditório da Faculdade UNIP, na 913 sul, a equipe da Junta Comercial de Minas Gerais (o gerente de projetos, Rafael Lucio Silva Ribeiro e o técnico de Gestão e Registro Empresarial, Moacir Teixeira), que usa tecnologia semelhante a que será implementado no DF, explicaram as funcionalidades do novo sistema. A abertura foi feita pelo presidente do CRCDF, Adriano Marrocos. Estiveram presentes o presidente da Junta Comercial do Distrito Federal – Antônio Eustáquio, o professor e contador Leonardo Mihsen, representando a UNIP, o analista da JCDF – Márcio Fernandes, a analista de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/DF – Andrea de Oliveira Magalhães, o consultor do Sebrae/DF – Jucimei Costa, o coordenador das comissões de Perícia e de Mídia do CRCDF – contador Daniel Fernandes,  e a contadora Fernanda Veras Oduaia.

Na quinta-feira (14/12) o mesmo treinamento foi realizado no UniProjeção de Taguatinga Norte. A contadora Fernanda Veras Oduaia conduziu os trabalhos. Também participaram do encontro o presidente da Junta Comercial do Distrito Federal – Antônio Eustáquio, o professor e coordenador de Ciências Contábeis do Uniprojeção – Rogério Alves Diniz, o analista da JCDF – Márcio Fernandes, a analista de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae/DF – Andrea de Oliveira Magalhães, o consultor do Sebrae – Paulo Henrique de Souza Carvalho e o representante da Secretaria de Fazenda, o analista da gerência de cadastro fiscal – Abadio Ferreira.

TRANSMISSÃO AO VIVO

img_9078

Na sexta-feira (15/12) o Conselho promoveu um debate que foi transmitido em temo real pela internet, permitindo aos profissionais que acompanhavam o envio de perguntas por meio do canal no Youtube. A palestra foi ministrada pelo gerente de Projeto da JUCEMG, Rafael Lúcio Ribeiro, pelo técnico de gestão e registro empresarial da JUCEMG, Moacir Alves Teixeira. O debate foi conduzido pela contadora Fernanda Veras Oduaia e teve ainda a participação do presidente da JCDF, Antônio Eustáquio, do analista da JCDF, Márcio Fernandes e do coordenador adjunto da comissão CRCDF Jovens Empresários, Leonardo Mihsen.

De acordo com a contadora Fernanda Veras Oduaia o processo de transição para o novo sistema tem a participação intensa de profissionais da contabilidade. “Foram verificados alguns detalhes em relação ao atendimento do sistema anterior e o que esse novo sistema poderia atender a nós, contadores, por conta das nossas demandas, além de sanar alguns problemas que tivemos com o sistema anterior. Esses ajustes continuam sendo executados, mas o sistema está bastante autoexplicativo, claro e objetivo. Então tenho a certeza que vai ser um novo momento para nós”, explicou.

Para o coordenador adjunto da comissão CRCDF Jovens Empresários, Leonardo Mihsen, que acompanhou o processo desde o início pelo CRCDF, as dificuldades encontradas na migração para o novo sistema serão sanadas com o tempo. “Esse processo de transição, essas dificuldades, são normais em qualquer processo de construção ou mudança. O resultado que outros estados, que já implantaram esse sistema, tiveram, hoje é muito bom e esperamos que o DF também alcance esse ponto de excelência. O sistema é simples, bem intuitivo, as vezes muitos questionamentos se devem à novidade, mas depois que o profissional entende o sistema as coisas vão fluindo naturalmente”, ressaltou.

A iniciativa do CRCDF foi elogiada pelos representantes da JUCEMG. O gerente de Projeto, Rafael Lúcio Ribeiro, lembrou a interação com os profissionais. “Percebemos que o CRCDF está próximo dos contadores e essa relação é muito importante. A nossa impressão é muito boa, tivemos vários agradecimentos dos profissionais reconhecendo que a dinâmica mudou para melhor. A gente entende que o período é de novidade, é turbulento e a adaptação a um novo procedimento encontra algumas dificuldades. Mas são pontuais e com esses treinamentos conseguimos dirimir dúvidas dos profissionais e dos empresários”, destacou. Já o técnico de gestão e registro empresarial, Moacir Alves Teixeira, ressaltou a participação nos treinamentos. “Em todos os eventos que realizamos com o apoio do CRCDF, tivemos um público considerável. Estamos vendo que os contadores estão buscando informações, utilizando o novo sistema, e percebemos isso por meio das perguntas feitas, que são questionamentos bem pontuais. O que eu pude perceber é que há o interesse em informar o publico usuário do serviço”, afirmou.

O CRCDF também convidou o gerente de projetos da JUCEMG, Rafael Lucio Silva Ribeiro para explicar os detalhes. A palestra foi gravada pela TV do CRCDF e pode ser assistida clicando aqui.

A transmissão foi acompanhada em tempo real por profissionais que participaram do debate e enviaram perguntas sobre o assunto.

INCLUIR FOTOS:

foto1Rone Luiz – Contabilidade Real – Sobradinhofoto1Lucas Costa – J&J Serviços Profissionaisfoto1Samuel – Valoare Assessoria Contábil