Sucessão familiar é tema de palestra no CRCDF

img_5323A continuidade dos empreendimentos é um tipo de demanda comum nos escritórios de contabilidade. Por isso o CRCDF e a Consulcamp Auditoria e Assessoria realizaram na sexta-feira (09/06) a palestra “Holding e Sucessão Familiar”, na sede do Conselho. O debate foi transmitido em tempo real pela TV Web do CRCDF. Por meio do canal no Youtube os profissionais puderam enviar as dúvidas relacionadas ao assunto para os palestrantes, o mestre em controladoria empresarial, Rodrigo Romanato Leite e o doutor em Ciências Contábeis e controladoria, Antonio Marcos Favarin, ambos da Consulcamp.

O debate foi conduzido pelo presidente do CRCDF, Adriano Marrocos. Ele falou sobre uma tendência atual de descontinuidade natural das empresas, que acabam sendo vendidas ou fecham por não haver interesse, na família, em dar continuidade. “Quando nos oferecemos um curso que trata sobre Holding e Sucessão nos estamos apresentando uma solução para evitar essa descontinuidade. Então é importante o profissional conhecer o assunto porque é mais uma opção de consultoria que ele pode prestar e aumentar a rentabilidade”, explicou o presidente do CRCDF.

Segundo o professor Rodrigo Romanato, nos últimos anos houve um aprimoramento, por parte dos escritórios de contabilidade, nos processos de sucessão familiar. “Sabemos que escritórios de contabilidade têm suas rotinas e, muitas vezes, não conseguem atuar em segmentos de consultoria mais específicos. Mas percebemos que os profissionais passaram a buscar mais conhecimento nos últimos anos e tivemos um aperfeiçoamento dos contadores neste assunto”, destacou. Ele também afirmou que as principais dúvidas envolvem a legislação do ponto de vista do Código Civil, principalmente regras relacionadas a tributação e a parte societária.

Outro aspecto que merece atenção especial dos profissionais é o relacionamento humano. É o que afirma o professor Antonio Marcos Favarin. “Precisamos buscar sempre o aperfeiçoamento, tanto no aspecto técnico da legislação quanto no aspecto dos relacionamentos humanos, para que possamos compreender as questões e dar o tratamento adequado a elas. Um exemplo de legislação importante é a parte imobiliária, já que um processo sucessório envolve, não só empresas, mas também os imóveis, então é necessário dominar a área de registro imobiliário”, ressaltou. O encerramento do debate foi feito pelo membro da comissão CRCDF Jovens Empresários, Leonardo David Mihsen. O registro em vídeo já está disponível e pode ser acessado por meio do canal da TV CRCDF no Youtube clicando aqui.