Contabilistas são homenageados pela Câmara Legislativa

041

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na noite da sexta-feira (02/06) a sessão solene em comemoração ao Dia do Contabilista (celebrado em 25 de abril). A homenagem contou com a presença de profissionais da área, representantes de classe, parlamentares e autoridades do governo, entre outros. A iniciativa foi do deputado Robério Negreiros (PSDB), a pedido do CRCDF.

Compondo a mesa, além do parlamentar, estavam o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, a diretora social do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis (Sescon-DF), Lílian Rufino Marques, o presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Antônio Eustáquio da Costa, o presidente do Sindicato dos Contabilistas do DF (Sindiconta-DF), Marcello José Moreira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Valdir Oliveira e o superintendente da Receita Federal, José Oleskovicz. Também participaram da solenidade os vice-presidentes do CRCDF, de Administração – Darlene Paulino Delfino Lunelli, de Fiscalização – Alberto Milhomem Barbosa e de Desenvolvimento Profissional – José Luiz Marques Barreto, além do presidente da Associação dos Peritos Judicias, Árbitros, Conciliadores e Mediadores do Distrito Federal (APEJUS/DF), Marcelo Daia, da presidente da Federação Brasileira das Associações de Peritos, Árbitros, Mediadores e Conciliadores (Febrapam), Sandra Maria Batista, e representantes de outras entidades ligadas à classe contábil. Representantes de outras profissões também prestigiaram a cerimônia, como o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Gilney Guerra e o presidente da subseção da OAB/DF em Taguatinga, Lairson Bueno.

Em sua fala o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, agradeceu a homenagem e aproveitou a oportunidade para cobrar o apoio dos parlamentares para os projetos de iniciativa do CRC-DF, como a redução da base de cálculo do ISS para os Contabilistas. Ele também comemorou a aproximação com o Legislativo. “A aproximação com a Câmara legislativa abre portas que não tínhamos antes. Hoje temos Projetos de Lei em andamento e temos o acolhimento por vários deputados. Esse relacionamento, construído ao longo dos últimos seis ou sete anos, começa a trazer frutos para a classe contábil, não só em reconhecimento, mas em apoio às nossas demandas. Eles enxergam o potencial que a classe contábil tem para contribuir e fazer a diferença na história da nossa cidade”, afirmou o presidente.

Para o deputado que conduziu a homenagem, a ocasião foi uma oportunidade para colocar a profissão em evidência e ouvir os pleitos dos contabilistas. “A sessão solene não é só para comemorar e homenagear, mas para discutir temas que envolvam melhorias para a profissão”. Ele citou como exemplo o pedido do presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, sobre a proposta que reduz a base de cálculo do ISS. “Já pedi para a assessoria analisar o assunto”, afirmou o deputado distrital Robério Negreiros.

A iniciativa foi elogiada pelo superintendente da Receita Federal, José Oleskovicz, que destacou a importância dos profissionais de contabilidade. “É uma das profissões mais importantes do país. Onde há atividade econômica é necessária a presença do contabilista, que tem como missão principal registrar e consolidar os fatos econômicos e fornecer subsídios para a tomada de decisões aos empresários”, ressaltou. “O reconhecimento para a categoria que o CRCDF vem alcançando em Brasília, demonstra para os contadores, professores e alunos o entusiasmo que os profissionais precisam ter para agir com as qualidades necessárias como a ética e a competência”, afirmou o presidente da Junta Comercial do Distrito Federal, Antônio Eustáquio da Costa.

Na ocasião o CRCDF homenageou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antônio Valdir Oliveira, com a Medalha Mérito Contábil Professor Luís Enéas da Costa, em reconhecimento à dedicação e à contribuição do homenageado à profissão contábil. Antônio Valdir agradeceu a homenagem e falou da importância dos profissionais da contabilidade para os empresários e empreendedores. “Sabemos que os contabilistas são os principais parceiros dos empresários. Nos momentos mais difíceis os empreendedores contam com os contadores, então eu não podia deixar de, em nome de 200 mil empresas no Distrito federal, agradecer a cada contabilista pelo trabalho e pela parceria”, concluiu o secretário.