Entrega de Doações ao Instituto Inclusão e Desenvolvimento Social

No dia 11 de Novembro de 2022, o Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal, realizou a entrega de doações de alimentos ao Instituto Inclusão de Desenvolvimento e Promoção Social. A entrega foi feita pelos conselheiros Robson Santos Cândido, coordenador do CRCDF Voluntário e Eduardo Batista, membro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil.

Os alimentos doados foram arrecadados da seguintes ações:

Homenagem ao dia das mães realizado no dia 26 de maio de 2022 e na palestra sobre o novo ISS realizada no dia 15 de setembro de 2022.

Sobre o Instituto:

O Instituto foi fundado em 11 de novembro de 2002, tendo por atividade principal a prestação de serviços de assistência social, entidade beneficente de assistência social, portador do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS; inscrito no CAS- Conselho de Assistência Social do Distrito Federal e no CDCA-Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente Federal . A idealização do Instituto foi alicerçada na premissa de que para a formação integral do indivíduo é necessário um contexto social estável e plataformas que promovam o seu desenvolvimento pleno. Dessa forma, vislumbrou-se uma ação direta para atender crianças, adolescentes e famílias, em situação de vulnerabilidade e risco social, visando à construção da autonomia, da segurança, do empoderamento, e do acesso as políticas públicas sociais, tais como: à saúde, educação e a construção e reestabelecimento do convívio familiar e comunitário

Principais Atividades e Serviços de Relevância Prestados

Atualmente, o Instituto Inclusão atua em dois módulos do PNAS, com demandas de média complexidade, por exemplo, o Projeto Girassol e E-sport, cujos objetivos são voltados ao atendimento de famílias, que são monitoradas e acompanhadas sistematicamente, prevendo danos sócios familiares e comunitários.

O Projeto Girassol II considerando os dados preocupantes sobre como temas de saúde mental tem comprometido a saúde geral de crianças e adolescentes, o Núcleo de Atendimento Girassol – NAG quer garantir acesso gratuito ao cuidado com a saúde mental de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade residentes em Ceilândia e Samambaia. O projeto Núcleo de Atendimento Girassol – NAG quer, âmbito local, promover a ampliação e a qualificação dos serviços de atenção à saúde mental das crianças e dos adolescentes em situação de vulnerabilidade do DF. Especificamente serão atendidos candidatos das RA Ceilândia e Samambaia, com possível extensão a RA de Taguatinga em caso de não preenchimento das vagas ofertadas. 100 pessoas (mensalmente) deverão ser atendidas com acompanhamento psicológico individual e em grupo e espera-se, por meio da abordagem terapêutica integrada, promover melhoria das condições de saúde mental da comunidade atendida e promoção de saúde e bem-estar, como preconiza o ODS 05.
Total de atendimentos: 1500 crianças, adolescentes e Jovens

O esporte eletrônico, ou E-Sport, é uma tendência cada vez mais presente quando abordamos o cenário esportivo entre os jovens da atualidade. Todas as áreas da sociabilidade humana foram fortemente impactadas pela introdução massiva da tecnologia em todos os aspectos da vida, e com a prática esportiva não seria diferente. A introdução da intermediação de componentes eletrônicos no esporte criou uma nova modalidade de esporte, que vem crescendo exponencialmente junto com a ampliação da conectividade proporcionada pela internet e da sua velocidade de distribuição e circulação de dados. O E-Sport, entretanto, possui uma barreira de entrada relevante relacionada à disponibilidade de equipamentos e conectividade compatíveis com a necessidade dos jogos eletrônicos, que, por exigir investimentos relativamente altos, impede que jovens em situação de vulnerabilidade possam usufruir dos benefícios dessa prática esportiva. A exclusão digital se manifesta, portanto, também no âmbito esportivo e impede que a criança e o adolescente que vive em áreas de periferia tenham experiências e oportunidades semelhantes aos que tem acesso aos mecanismos necessários para participar do mundo do esporte eletrônico. O projeto oportunizará a204crianças e/ou adolescentes entre 10 a 18 anos residentes nessas áreas, ao longo de 06 meses, acesso e orientação para a prática dos E-Sports, além de resguardar o acompanhamento psicológico dos grupos atendidos para que possam lidar de forma adequada com as vivências do processo de competição, cooperação, vitórias e derrotas, além da ressignificação/apropriação desses aprendizados para as trajetórias individuais e coletivas dos atendidos pelo projeto.
Total de atendimentos: 1020 crianças, adolescentes e jovens

Outra ação importante que o Instituto executa em parceria com o Distrito Federal é o Serviço de Acolhimento Institucional de Adultos e Famílias hipervulnerabilizados na modalidade Casa de Passagem.

Acolhimento Institucional na modalidade Casa de Passagem, objetiva oferecer acolhimento imediato e provisório à população em situação de rua, buscando garantir condições de estadia, convívio e endereço de referência, além de atender de forma qualificada e personalizada, visando promover o restabelecimento dos direitos violados e a construção conjunta, com o usuário, do seu processo de saída das ruas, com dignidade, respeito a sua vontade, desenvolvendo condições para a autonomia, independência e autocuidado.

Além disso, buscar atender de forma qualificada e personalizada, visando promover o restabelecimento dos direitos violados e a construção conjunta, com o usuário, do seu processo de saída das ruas, com dignidade, respeito a sua vontade, desenvolvendo condições para a autonomia, independência e autocuidado.

O Instituto Inclusão executa adequada e corretamente recursos públicos provenientes de transferências voluntárias, os quais se destinam a ações de assistência social.

Apesar de todo o planejamento estratégico executado pelo Instituto Inclusão para alcançar o objeto “Serviço de Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias – Casa de Passagem” previsto no instrumento de transferência voluntária (Termo de Colaboração n.º 02/2018), a entidade enfrenta situações imprevisíveis relativas aos acolhidos do ponto de vista institucional, como, por exemplo, inadaptação dos acolhidos às regras de convivência do serviço (fazer uso de drogas, portar armas, praticar atos de incontinência, etc.).

O Serviço de Acolhimento Institucional é executado nas Casas de Passagem com funcionamento ininterrupto (24 horas), 7 dias por semana. Divididas em 09 (nove) unidades localizadas nas seguintes cidades:

  • Taguatinga
  • Ceilândia
  • São Sebastiao

Total de atendimentos 2018 a setembro 2022 :  21.426 adultos e famílias

Inclusão produtiva

 O Serviço de Inclusão Produtiva é um serviço de Proteção Social Básica, que integra as ações socioassistenciais. Caracteriza-se como um trabalho social com famílias vulnerabilizadas decorrentes da pobreza. Por meio de cursos profissionalizantes, promove espaços de reflexão sobre a cidadania e com a intervenção da equipe interdisciplinar do Instituto inclusão, articula ações e redes de apoio, que favorecem a inserção no mercado de trabalho. A proposta para 2022 é oferecer os seguintes serviços de Inclusão Produtiva: Oficina de corte e costura e Oficina de Panificação. O Serviço de Inclusão Produtiva do Instituto Inclusão é a oportunidade que muitas famílias têm de verificar possibilidades de mudança de vida, de forma consciente. A ideia é estimular as pessoas a sonharem, a acreditarem no próprio potencial e se implicarem nas questões da sociedade onde vivem. Para tudo sempre há um começo, para os jovens nem sempre é fácil ingressar no mercado de trabalho, ainda mais quando já estão algum tempo fora da escola, o mesmo acontece com os adultos, que por conta de terem parado de estudar sentem-se incapazes de mudar sua própria história de vida. Aos idosos a equipe do Instituto inclusão pensa na Inclusão Produtiva como uma estratégia de troca de experiências, interação intergeracional, compreendendo a pessoa idosa como produtiva e com uma bagagem de conhecimento que pode favorecer toda a população. Contudo a Inclusão Produtiva do Instituto Inclusão trata-se de uma ferramenta que tem objetivos que vão muito além do mero treinamento profissional, cujo foco, é o resgate da dignidade da pessoa humana.

Confira a doação aqui