O Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal(CRCDF) e SESCON/DF se reúnem com Subsecretaria da Receita da SEFAZ/DF.

O presidente do CRCDF, Alberto Milhomem, acompanhado pela vice-presidente de Administração, Darlene Lunelli, pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Leonardo Soares, pelo Conselheiro – Robson Cândido, pelo representante do CRCDF nas Regiões Administrativas Candangolândia, Núcleo Bandeirante, ParkWay, Riacho Fundo I e Riacho Fundo II – Alzemar Rego de Souza juntamente com o presidente do SESCON/DF – Alexandre Alves do Nascimento e a vice-presidente Rosângela de Fátima Silva Bastos foram recebidos nesta terça-feira (11/10) pelo Subsecretário da Receita do Distrito Federal – Florisberto Fernandes da Silva e pelo coordenador do ISS, Paulo Roberto Batista e pelo o gerente de monitoramento do ISS, Adelmo Altoé.
O encontro foi marcado com o objetivo de tratar sobre a prorrogação da data de implementação do Sistema de Gerenciamento do Imposto sobre Serviços – ISS no Distrito Federal.

Na ocasião, os representantes do CRCDF pontuaram algumas preocupações da classe contábil do Distrito Federal: até o presente momento não foi identificado nenhuma publicação de legislação, portaria ou normativo acerca da implementação do sistema; a utilização do sistema envolverá treinamentos, ajustes internos nas rotinas dos contribuintes que utilizem emissores próprios, uma vez que a ferramenta gratuita será ainda efetivada; como também será necessária a atualização dos cadastros de Classificação Nacional de Atividades Econômicas – CNAE das empresas prestadoras de serviços.

Diante dos fatos, tanto o CRCDF e SESCON/DF enfatizaram que haveria poucos dias úteis para comunicação, validação e habilitação de todos emitentes de NFS-e nesse novo processo.

Portanto, foi solicitado para apreciação da SEFAZ que a implementação do Sistema de Gerenciamento do Imposto Sobre Serviços – ISS entre em vigor a partir de 1º de janeiro de 2023.

Sobre este assunto a Secretaria prometeu analisar e dar um retorno ao Conselho e ao SESCON/DF.

O Subsecretário reforçou a importância da colaboração entre o CRCDF, SESCON/DF e a Secretaria de Fazenda, principalmente em se tratando da comunicação mútua, pois esse tipo de aproximação possibilita que as demandas dos profissionais contábeis sejam apresentadas.

Confira o ofício entregue a SEFAZ na íntegra aqui.