UnB confere título de Professor Emérito a José Antônio de França

A Universidade de Brasília (UnB) realizou uma cerimônia especial no dia 13 de setembro para conferir o título de Professor Emérito a José Antônio de França, em reconhecimento aos mais de 20 anos de sua valiosa contribuição como educador e pesquisador na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE).

O título de Professor Emérito é concedido ao docente aposentado na UnB que tenham alcançado uma posição iminente em atividades acadêmicas. A honra foi conferida ao contador José Antônio de França por meio da Resolução do Conselho Universitário n.º 30 de 2023, durante uma reunião realizada em 7 de julho de 2023.

A cerimônia contou com a presença de vários profissionais da área integrando a comitiva do outurgado, incluindo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Distrito Federal (CRCDF), Alberto Milhomem Barbosa, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, contador Joaquim Bezerra e o conselheiro federal da autarquia, Adriano Marrocos.
A mesa de honra foi composta pela decana de Pesquisa e Inovação da UnB, professora Maria Emília Machado Telles Waltter, o diretor da FACE, professor José Márcio Carvalho, e o homenageado do dia, professor José Antônio de França.

José Antônio de França contribuiu significativamente para o campo da Contabilidade no Brasil, incluindo seu compromisso com o ensino e a pesquisa em áreas como teoria da contabilidade, sistema de informações contábeis, contabilidade tributária, organizações da sociedade civil, microeconomia, teoria dos jogos e economia regional.
Ao receber as homenagens, José Antônio de França expressou sua emoção pelo título recebido e reafirmou seu compromisso contínuo com a Universidade de Brasília, onde, mesmo após sua aposentadoria em abril daquele ano, continua a contribuir como professor colaborador e pesquisador do CCA da FACE.