Organizações internacionais ACCA e Ifac realizam pesquisa sobre a Geração Z e o futuro da contabilidade

A Associação de Contadores Certificados (Association of Chartered Certified Accountants – ACCA), entidade sediada em Londres – Reino Unido; e a Federação Internacional de Contadores (International Federation of Accountants – Ifac), com escritório principal em Nova York – EUA, realizaram recentemente uma pesquisa, em âmbito mundial, com jovens entre 18 e 25 anos. Ao todo, foram entrevistados 9.000 jovens, de países de todos os continentes, inclusive do Brasil.

“A Geração Z é um ‘catalisador de mudança’ no local de trabalho, mas esses jovens têm dúvidas sobre o papel dos negócios”, afirmam os autores da pesquisa denominada Groundbreakers: Gen Z and the future of accountancy. Os resultados encontrados revelam que as principais preocupações desses jovens são relativas à segurança no emprego, bem-estar e saúde mental. Diante isso, o estudo fornece um alerta para que os empregadores mostrem que se importam com essas questões.

Segundo dados da pesquisa, embora estejam amplamente convencidos de que as empresas têm um impacto positivo na sociedade em geral (69%), os jovens acreditam que há espaço significativo para melhorias por parte dos líderes empresariais. Eles veem a contabilidade como uma carreira atraente – fornecendo perspectivas de longo prazo e acesso a empregos que abrangem, internacionalmente, todos os setores. Mas também ficou claro no estudo que a Geração Z questiona a integridade dos negócios.

A ACCA e a Ifac afirmam que os resultados desta pesquisa global são muito relevantes para os empregadores, independentemente do setor, e que atender às necessidades e às preocupações desta geração será essencial para prosperar. Especificamente para a profissão contábil, o objetivo central do trabalho é criar valor sustentável para as organizações que atuam no interesse público.

Helen Brand, executiva-chefe da ACCA disse: “O que vemos com essa pesquisa são jovens, em início de carreira contábil, ansiosos por fazer sua parte na renovação econômica. Eles trarão seus talentos e aspirações para o local de trabalho e, por meio deles, transformarão o futuro da contabilidade para o mundo moderno. Os empregadores precisam estar cientes das esperanças e ambições desta geração e do valor que podem trazer.”

Os resultados da pesquisa oferecem aos empregadores algumas maneiras de aproveitar o potencial da Geração Z, dentre as quais destacam-se:

1. Aproveite o domínio digital desta geração: empresas astutas estão vendo a Geração Z como embaixadora fantástica para encorajar o resto da empresa a se transformar digitalmente.

2. Pense em “intraempreendedorismo”: crie uma cultura na qual os jovens possam trazer seu pensamento e capacidades empreendedoras à prática, dentro da relativa segurança de uma organização.

3. Use as redes sociais para recrutar e reconhecer o poder dos colegas: além da mídia social, realizar atividades com o uso de “embaixadores da marca” da Geração Z que são autênticos e confiáveis, nas universidades, com a finalidade de encorajar os colegas a se interessarem pelas organizações, pode render dividendos.

4. Seja autêntico e ouça a Geração Z: esses jovens valorizam a autenticidade e a veem como um fator-chave na tomada de decisão inicial sobre ingressar em uma organização.

5. Foco no bem-estar: a Geração Z está preocupada com seu bem-estar, então os empregadores precisam apoiar isso.

Pesquisa em andamento – Mudanças Climáticas

Como signatária da Green Finance Education Charter, a ACCA está garantindo que os profissionais da contabilidade contribuam para essa agenda de importância global.

Nesse sentido, a entidade gostaria de saber mais sobre como as decisões de negócios e financeiras podem levar às mudanças climáticas em consideração.

As respostas a serem encontradas pela ACCA ajudarão, com informações, um programa de pesquisa global que será publicado nos preparativos para a Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) – COP 26, juntamente com relatórios de pesquisa mais amplos sobre sustentabilidade e mudanças climáticas.

Os interessados podem participar até o dia 27 de julho, por meio do endereço: ACCA Climate Change Survey

Links

Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.accaglobal.com/gb/en.html

Informações também estão disponíveis no site da Ifac.

Acesse o conteúdo completo da pesquisa clicando na imagem abaixo:

Fonte: CFC