Aviltamento de Honorários

_contador-valorizado1-site

 

Entre os significados existentes para a palavra Aviltar encontramos: desprezível; que foi desvalorizado; sem valor; desonrado; degradar; estado ou condição que revela alto grau de baixeza; rebaixamento moral; que foi alvo de aviltamento; que foi desmoralizado; que sofreu algum tipo de humilhação; vexame; circunstância ou situação que demonstra excesso de vulgaridade.

Cobrar um valor aquém do que normalmente se recomenda pelos referenciais de honorários, pode parecer, à primeira vista, uma boa solução para si, num mercado cada vez mais competitivo e inflacionado. Essa prática é, entretanto, extremamente prejudicial à classe, uma vez que cria uma tendência de redução geral dos valores cobrados, bem como desvaloriza o trabalho e imagem contábil, seja ele qual for.

Sabemos que o mercado é livre, no entanto a auto valorização da classe contábil passa pelo respeito a livre pactuação de honorários de forma respeitosa a complexidade do trabalho e o sentimento de valor agregado as competências profissionais do Contador.

Diga NÃO ao aviltamento!

Assessoria de Comunicação do CRCDF