DECORE ELETRÔNICA


DECORE – Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, instituída pela Resolução do CFC nº 1.364, de 25.11.2011, é “o documento contábil destinado a fazer prova de informação sobre percepção de rendimentos, em favor de pessoas físicas”. Nada mais é do que uma declaração, cuja emissão é privativa de contabilista, e que visa à comprovação dos rendimentos recebidos em determinado período por pessoas físicas.

A responsabilidade pela emissão é exclusiva do Contabilista, em situação regular perante o CRC/DF. O profissional que emitir Decore Eletrônica sem base em documentos hábeis e legais, além de se sujeitar as penas na esfera administrativa (multa, suspensão e penas éticas), pode ser acionado civil e penalmente por tal ato.

A implementação do novo sistema eletrônico para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore) será iniciou-se  dia 16 de maio. Para auxiliar os profissionais na emissão do documento, o Conselho Federal de Contabilidade elaborou um manual com orientações detalhadas sobre o novo sistema.

Consulte o manual: Clique aqui.

No novo sistema, o login é permitido apenas com a inserção do CPF do profissional; já a senha provisória será encaminhada ao e-mail do profissional, após confirmação de seus dados cadastrais. A senha dos demais serviços on-line fica mantida.

Para a obtenção da senha provisória, é imprescindível que os dados cadastrais do profissional (nome completo, CPF e e-mail) estejam atualizados no CRC de origem. Caso contrário, não será permitido o acesso ao novo Sistema.

Caso o profissional não consiga confirmar seus dados, deverá entrar em contato com o Setor de Registro do CRC ao qual esteja vinculado para a atualização cadastral. Neste caso, uma nova tentativa de acesso ao Sistema poderá ser realizada somente após 24 horas da atualização dos dados no CRC.

Uma vez recebida a senha provisória de acesso, o Sistema estará liberado para a emissão da Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore).

 

  • Para saber quais são os DOCUMENTOS QUE PODEM FUNDAMENTAR A EMISSÃO DA DECORE (Resolução CFC n.° 1.364/2011, alterada pela Resolução CFC n° 1.403/12) – Clique aqui.
  • Link para emissão de DECORE no novo sistema a partir do dia 16/05/2016 – Acesse aqui.
  • Consulta às DECORES emitidas no novo sistema  a partir do dia 16/05/2016- Acesse aqui.
  • Consulte aqui as decores emitidas até 15/05/2016 e emissão de CRP (Certidão de Regularidade Profissional).
  • Baixe e instale a extensão do icp.bravo access para o google chrome (software necessário para a assinatura eletrônica da decore); Clique aqui para baixar.

 

Colocamo-nos à sua disposição para esclarecimentos que se fizerem necessários, através do telefone (61) 3321-1757 ou pelo e-mail seop@crcdf.org.br.