Profissionais de contabilidade é peça chave no desenvolvimento econômico e combate a corrupção

025

A importância do contador no desenvolvimento das empresas, da economia e na gestão dos recursos públicos foi destaque na sessão solene que a Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na quinta-feira (21/09) em homenagem ao Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro. A iniciativa foi do deputado Robério Negreiros (PSDB/DF), a pedido do CRCDF. O parlamentar conduziu a cerimônia e compôs a mesa formada pelos presidentes do CRCDF – Adriano Marrocos, do Sindiconta-DF – Marcello José Moreira, da APEJUS/DF – Marcelo Daia, da Junta Comercial do DF – Antônio Eustáquio Corrêa da Costa, além do vice-presidente de política Institucional do Conselho Federal de Contabilidade – Joaquim Bezerra e do vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF – José Luiz Marques Barreto.

Em sua fala, o presidente do CRCDF, Adriano Marrocos, voltou a reivindicar apoio aos Projetos de Lei de interesse da classe contábil, como a proposta que reduz a base de cálculo do ISS normal para empresas contábeis e a que cria a carreira pública específica para profissionais da contabilidade e a Contadoria Geral do DF. Marrocos também comentou sobre o reconhecimento do trabalho contábil. “O que nós percebemos é que tanto os parlamentares como o Governo realmente reconhecem, no discurso, a importância do nosso trabalho, a importância do papel do profissional de contabilidade. Mas, na pratica, o Governo está deixando a desejar nesse reconhecimento prático, de nomear, de atribuir valor ao trabalho que está sendo feito. A Câmara cada vez mais nos acolhe, inclusive solicitando apoio nas discussões que acontecem aqui na casa, mas o Governo precisa realmente incrementar e entender que a nossa técnica e o nosso conhecimento é vão permitir que problemas como os enfrentados atualmente com a falta de recursos possam ser evitados. Faltou controle e transparência. Se tivéssemos mais acesso e mais confiança por parte do governo, teríamos contribuído mais”, desabafou.

Já o deputado Robério Negreiros (PSDB-DF) falou sobre a interação da classe com o Legislativo. “Nesses encontros a gente aprende de tudo um pouco, percebemos a importância, e a cada sessão solene a gente discute o tema e se coloca à disposição. A presença do contador é fundamental para um país melhor, com enxugamento de gastos, previsibilidade e planejamento”, reconheceu o parlamentar. “O respeito advém da compreensão do nosso valor. Muito se tem dito sobre a real importância da contabilidade, estão reconhecendo o nosso papel na transparência e controle de recursos”, afirmou o presidente do Sindiconta-DF, Marcello José Moreira.

O papel do contador no atual momento do país foi destaque na fala do representante do CFC: “Nós profissionais da contabilidade somos cada vez mais reconhecidos pela sociedade, pelo poder público, por todo o meio empresarial, e precisamos ocupar os nossos espaços, e isso deve ser feito com o reflexo do labor do nosso trabalho. Apesar de vivermos tempos turbulentos, acreditamos que as grandes tempestades preparam bons marinheiros, então é preciso que haja essa turbulência para que o país reconheça a grandeza e a importância desta classe que pode contribuir para o resgate da ética, da moral e do desenvolvimento por meio da sustentabilidade do patrimônio, do controle, da transparência e do protagonismo social”, afirmou o vice-presidente do CFC, Joaquim Bezerra.

“Aqui no Distrito Federal nós conseguimos avançar bastante, trazendo o lado político para a discussão e mostrando para o legislativo a importância do profissional de contabilidade. Hoje nos estamos participando mais do processo, da construção da legislação e participando ainda mais da tomada de decisão junto com os gestores. Podemos mostrar agora a relevância que nosso trabalho tem para a tomada de decisão”, comemorou o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCDF – José Luiz Marques Barreto, que ocupa a função de contador geral adjunto do GDF.

Sobre a data:

O Dia do Contador é comemorado anualmente em 22 de setembro no Brasil, em alusão ao primeiro curso de Ciências Contábeis no Brasil, criado pelo Decreto-Lei nº 7.988, de 22 de setembro de 1945, assinado pelo então presidente Getúlio Vargas, que regulamentou e tornou oficial a criação do curso precursor de ensino superior da área, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Até então, só existiam cursos técnicos e profissionalizantes de contabilidade no país. A diferença entre o contador e o contabilista é que o contador possui curso superior em Ciências Contábeis, enquanto que o Contabilista tem curso profissionalizante ou técnico em Contabilidade. O Dia do Contabilista é comemorado no dia 25 de Abril.

Moção de Louvor
Na ocasião o CRCDF e a CLDF homenagearam profissionais pelos relevantes serviços prestados. Receberam a moção de louvor:

– Alan Carlos Barroso de Sousa

– Alberto Milhomem Barbosa