Membros da ASCOP/DF se reúnem da sede do CRCDF

img_5338

O CRCDF sediou na segunda-feira (12/06) o encontro da Associação dos Conselhos de Profissões Regulamentadas do Distrito Federal (ASCOP/ DF). Na ocasião foram discutidas questões envolvendo a formalização da Associação, o espaço para sediar eventos e sedes de alguns conselhos e a liberação de servidores que atuam nessas organizações.

A reunião foi conduzida pelo presidente do CRCDF e da ASCOP/DF, Adriano Marrocos. Ele comentou, na ocasião, sobre reunião das assessorias jurídicas, realizada na semana anterior, e disse que vai marcar um encontro das assessorias de comunicação para a troca de experiências, assim como pretende reunir também os contadores das entidades. E pediu o envio de demandas que envolvam outros setores nos Conselhos, para marcar encontros e promover a interação.

Outro assunto discutido na reunião foram as tratativas com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), para discutir a possibilidade de aquisição de terreno para o projeto, chamado inicialmente de ‘Esplanada dos Conselhos’, que abrigará sedes de Conselhos e também espaços para a realização de cursos e eventos. Marrocos pediu que os representantes dos conselhos enviem informações, como a quantidade de profissionais representados, a quantidade de funcionários e conselheiros e as metragens dos imóveis usados atualmente como sede. Essas informações serão repassadas à SPU, que vai analisar a melhor forma de atender o projeto.

A proposta que pede a liberação de servidores públicos com mandato nas entidades, para exercício de atividades, também foi lembrada na reunião. Uma sugestão de Projeto de Lei foi encaminhada ao presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Joe Valle (PDT), que está analisando o pleito.

A reunião contou com a participação da presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB-DF), Ionara Gaioso, que explicou o funcionamento do “Protesto Fácil”, serviço público de alta eficiência e eficácia na recuperação de dívidas. O objetivo é elaborar propostas de parceria com os Conselhos para recuperação de crédito e fortalecimento do Instituto.